[PSL-Brasil] Quiz

Luciana Fujii luciana em fujii.eti.br
Sexta Maio 15 16:11:38 BRT 2015

Oi Rodrigo,

On 12/05/15 22:59, Rodrigo Vieira wrote:

> Aberto =  Open, que quer dizer que você tem a liberdade de ver o
> código (o liberado pra isso).
> Free = Livre, que quer dizer que além da liberdade acima (estudar o
> código aberto), você pode usar para qualquer fim, copiar, alterar e
> redistribuir.

Na verdade eu acho que isso mais confunde que ajuda. Fica parecendo que
apenas o fato de um software disponibilizar seu código faz ele ser
código aberto ou open source, o que não é verdade. Como já foi falado
antes, para software ser livre ou código aberto significa praticamente a
mesma coisa. Pra um software ser código aberto ele precisa poder ser
redistribuído, que a licença permita trabalhos derivados, etc, etc.

Sinceramente, eu acho que quando se fala de software deveria se falar
sempre software livre e pronto. Em português não há a ambiguidade com
grátis, então não tem motivo de tentar ir para o aberto, que como já
vimos cria várias confusões.

Se quiserem falar de movimento, aí precisa explicar o que cada um
defende, sem entrar em licenças.

Um abraço,

Luciana Fujii