[PSL-Brasil] Recomendação de blog hospedado, rápido de aprender e baseada em software livre

Frederico Goncalves Guimaraes fgguimaraes em teia.bio.br
Segunda Novembro 2 07:33:22 BRST 2015

Olá Jorge e demais,

Em 1 de novembro de 2015 16h03min27s BRT, Jorge Peixoto de Morais Neto <jorge13515 em gmail.com> escreveu:

>Olá.  Eu às vezes uso o Facebook para divulgar informações que
>considero importantes; por exemplo, política.  Mas acho que o Facebook
>está ficando poderoso demais.  Eu acho melhor ter o próprio blog.
> Vocês podem me recomendar uma opção rápida de aprender, muito barata,
>e baseada em tecnologias livres?

Independente da popularidade do modelo "mídias sociais", eu sempre considerei o blog como a melhor plataforma para publicação e diálogo. Especialmente porque, caso deixe os comentários em aberto, as pessoas podem lhe enviar mensagens sem estarem cadastradas no serviço que você usa.

Mas se você quiser usar TAMBÉM uma mídia social (por favor, não desista do blog), também existem as mídias livres, como a red#matrix e a Diaspora. Elas são mídias distribuídas, ou seja, cada um pode ter a sua instância própria e elas conversam umas com as outras. Significa que você pode começar a usar uma mídia pública houve e, futuramente ter a sua própria instância. Na red#matrix, inclusive, é possível replicar suas mensagens em outras mídias, como o próprio WordPress, citado por você, além de ter um controle bem detalhado de privacidade. Se quiser experimentar a red#matrix, é só entrar em https://red.vilarejo.pro.br/register e fazer seu cadastro.

>O que acham do Wordpress.com?  Para quem hospedava seu blog no
>wordpress.com e decide hospedar por conta própria, eles fornecem os dad
>os para permitir a migração?  Eu pergunto porque considero ruim a
>situação de estar preso a uma plataforma, sem conseguir migrar os
>dados.

Eu gosto e uso o WordPress, em uma instalação própria. E sim, é possível fazer isso que você falou. Na importação vem tudo, Stewart mesmo os comentários das publicações.

Portanto, é só se organizar aí e boa sorte com sua migração.  ;-)

Um abraço e até mais.

Fred