[PSL-Brasil] If it's not practical to redistribute free software, it's not free software in practice

Alexandre Oliva lxoliva em fsfla.org
Sábado Novembro 21 10:35:01 BRST 2015

On Nov 21, 2015, Cláudio Sampaio <patola em gmail.com> wrote:

> Só porque temos a causa do software livre como certa, o pretenso
> "dificultador" dessa causa é muito mais do que apenas um irritadinho
> com uma rusga pessoal com outro irritadinho, é um lorde do mal
> tentando enganar a todos.

Vamos combinar que se o cara põe a empresa dele pra patrocinar Software
Freedom Day distribuindo o produto deles, ao mesmo tempo em que resiste
em remover uma barreira que ele mesmo ergueu no sentido de impedir que
seu produto fosse Software Livre, não parece muito diferente de alguém
tentando enganar a todos, né?

> eu acho que é apenas um mal-entendido

> disparada pela má diplomacia do Matthew

Aí cabe a mim perguntar em que você se baseia para chegar a tais
conclusões.

O que transpirou até o momento foi que Matt queria basear uma distro de
propósito específico no Ubuntu, percebeu as exigências exageradas da
licença da Canonical, entrou em contato pedindo esclarecimentos, recebeu
uma oferta de uma licença individual que removeria quaisquer problemas
para ele (mas que não resolveria o problema de liberdade de software de
quem dele recebesse as versões modificadas), ele explicou por que isso
não adiantava (ele não queria distribuir gato por libre) e pediu pra
Canonical esclarecer até onde iam as exigências com relação às marcas e,
se possível, ajustar a licença para não fazer exigências absurdas, e
deparou-se com uma parede.

Passou um tempo sem qualquer movimentação da Canonical, e ele finalmente
levou a questão a público.  Alguns movimentos se seguiram, sem qualquer
progresso, e aí veio esse novo artigo sobre o mesmo tema, trazendo as
novidades que mostram como a Canonical parece determinada a montar uma
arapuca jurídica para quem cair no conto de que seu produto é Software
Livre.

> E se o Mark Shuttleworth não é o lorde do mal que você pinta, a melhor
> saída ainda é o diálogo.

Consta que isso já foi tentado à exaustão, e que a Canonical
simplesmente *não* *quer* dialogar a respeito.

Claro que posso estar enganado.  Quem sabe alguém tão publicamente
apaixonado pela Canonical possa ser capaz de desfazer esse nó?

> Talvez um papo com alguém do departamento legal fosse
> diferente, por exemplo.

FYI o departamento jurídico da Canonical trabalha para o Mark, cumprindo
suas determinações.  Se ele diz não, se ele se recusa a mover uma palha,
dificilmente o jurídico vai sequer respirar perto daquela palha, pra não
correr o risco de movê-la acidentalmente.

Free Software Evangelist|Red Hat Brasil GNU Toolchain Engineer