[PSL-Brasil] If it's not practical to redistribute free software, it's not free software in practice

Cláudio Sampaio patola em gmail.com
Sábado Novembro 21 10:03:28 BRST 2015

> Aí até parece aquele argumento de culpar a vítima do estupro porque tava
> vestida de forma provocante.  Se Mark tá só de má vontade, ou tá
> realmente de má fé armando uma arapuca com os termos ambíguos e
> excessivos que *insiste* em não esclarecer, é difícil dizer, mas
> comprova que algum antagonismo já estava lá antes mesmo de o Matthew
> levantar a questão.
>
> A questão é: o risco tá aí, bem claro, e a Canonical não tá a fim de
> limpar a barra.  E agora?

É isso que estou dizendo quando falo de colocar uma "causa" à frente. Só
porque temos a causa do software livre como certa, o pretenso
"dificultador" dessa causa é muito mais do que apenas um irritadinho com
uma rusga pessoal com outro irritadinho, é um lorde do mal tentando enganar
a todos. Desculpa, não caio nessa, não atribuo maldade assim tão
facilmente, eu acho que é apenas um mal-entendido e tendo a pensar *por
default *que a resistência do Mark em responder com detalhes é um pouco de
birra pessoal (disparada pela má diplomacia do Matthew e por ser comparada
á RedHat) e um pouco de preguiça de verificar com departamento jurídico e
outros setores da Canonical.

E se o Mark Shuttleworth não é o lorde do mal que você pinta, a melhor
saída ainda é o diálogo. Ele respondeu a algumas perguntas (se ele era
mesmo o tal anônimo), talvez um terceiro mais diplomático, mais conciliador
conseguisse resolver este problema.

Ah: eu falei o Mark porque ele é o nome envolvido nesse problema. Não sei
se "o Mark" nesse caso significa o mesmo que "a Canonical". Talvez sim,
talvez não. Talvez um papo com alguém do departamento legal fosse
diferente, por exemplo.
--
Cláudio "Patola" Sampaio
IRC: ptl  - Yahoo: patolaaa