[PSL-Brasil] If it's not practical to redistribute free software, it's not free software in practice

Alexandre Oliva lxoliva em fsfla.org
Sábado Novembro 21 09:51:12 BRST 2015

On Nov 21, 2015, Cláudio Sampaio <patola em gmail.com> wrote:

> Me pareceu um bando de moleques crescidos que têm uma solução fácil à sua
> frente mas não a querem adotar porque seria mostrar fraqueza. Ou seja, pura
> birra.

Peraí, eu até concordo com seu diagnóstico, mas não colocaria no plural.
Tem um que foi vítima de um problema real, e outra que poderia
resolvê-lo com uma simples canetada mas tá de birra.

> Imagino que o Matthew ter colocado uma "causa" à frente da questão
> ("redefinindo" o que é software livre, nas palavras do Mark)

Palavras maldosas, inclusive, porque já vimos falando de abuso de marcas
como meio de privação de liberdade de software desde bem antes dos
termos da atual licença da Canonical virem à tona.  Então se tem alguém
tentando redefinir alguma coisa é o Mark, não o Matthew.

> tenha servido como uma das razões pra gerar o antagonismo do Mark.

Aí até parece aquele argumento de culpar a vítima do estupro porque tava
vestida de forma provocante.  Se Mark tá só de má vontade, ou tá
realmente de má fé armando uma arapuca com os termos ambíguos e
excessivos que *insiste* em não esclarecer, é difícil dizer, mas
comprova que algum antagonismo já estava lá antes mesmo de o Matthew
levantar a questão.

A questão é: o risco tá aí, bem claro, e a Canonical não tá a fim de
limpar a barra.  E agora?

Free Software Evangelist|Red Hat Brasil GNU Toolchain Engineer