[PSL-Brasil] Software Project livre - online

Diego Viegas diegofcviegas em gmail.com
Quarta Novembro 25 11:35:37 BRST 2015

Olá Cristiano,

Creio que vale a pena registrar, considerando o fórum onde estamos, que o
GPWeb nasceu de forma torta, como um fork desrespeitoso do dotProject.
Desrespeitoso pois o "autor" tomou para o si o código fonte do dotProject,
alterando todos os cabeçalhos dos arquivos e removendo as citações de
autoria originais, inclusive tendo registrado tal código junto ao INPI como
se de autoria dele fosse. Após reclamações junto ao Ministério do
Planejamento, o autor não admitiu que o fork era do dotProject, dizendo ter
sido do Web2Project (outro fork do dP), o que não era verdade e ficou
comprovado à época junto ao MP, devido aos arquivos serem idênticos aos do
dotProject e não do web2Project, que àquela altura já possuía alterações
diversas. Ah, além da alteração dos cabeçalhos, o autor também traduziu
para PT-BR nomes de arquivos e códigos, como variáveis, dificultando
sobremaneira que a comunidade original, de maioria estrangeira, pudesse
usar o novo fork.

Atualmente parei de acompanhar atentamente o GPWeb, até devido a este
triste histórico, mas **me parece**, pelo que acompanhei, que a empresa
responsável procura forçar as instituições a assinarem um plano de suporte
técnico, sem o qual não tem acesso às atualizações do sistema, que junto ao
Software Público são disponibilizadas em quantidade e periodicidade
reduzida (ver http://www.sistemagpweb.com/planos). Quero deixar claro que
este ponto não é um fato, é apenas uma impressão pessoal e posso estar
enganado.

Do ponto de vista técnico, o código do GPWeb foi baseado no dotProject,
numa versão que parou no tempo justamente porque os desenvolvedores não
acreditaram que seria possível seguir com ela, devido a diversos problemas
existentes no código e seu afastamento de padrões mais modernos. Chegou-se
a iniciar uma versão renovada do dotProject, mas não foi concluída. Quero
dizer com isto que o GPWeb é baseado num padrão de código que os próprios
desenvolvedores condenaram. Se à época o "autor" do GPWeb tivesse buscado a
comunidade, ao invés de fazer o que fez, o desenvolvimento poderia ter sido
no sentido de uma versão boa e renovada de código. Mais uma vez, parei de
acompanhar a evolução do código, mas fiz questão de dar uma olhada breve no
código atualmente disponibilizado e parece que mudou muito pouco.

Abraço,

Diego Viégas
diegofcviegas em gmail.com