[PSL-Brasil] Microsoft adota Open Source e rompe o paradigma do Software Livre. Será?

Adonay Felipe Nogueira adfeno em openmailbox.org
Quarta Novembro 25 12:31:24 BRST 2015


Sei que o Alexandre Oliva provavelmente usou do termo "nuvem" aqui pois
provavelmente a Microsoft deve ter usado exatamente do mesmo termo.

Porém, para aqueles que ainda não estão inteirados ou que estão
visitando esta lista pela primeira vez, eis uma mensagem para refletir:

Você, caro leitor, consegue definir exatamente o que é "a nuvem" usando
de apenas duas palavras? Se sim, você tem direito ao prêmio de gênio,
visto que até mesmo quem usa este termo com frequência acaba misturando
conceitos como transmissões de fluxo ("streaming") de mídia, serviço
como substituto de software, webmail, compartilhamento de arquivos,
calendário, catálogo de endereços, e a lista segue...

O pior desta lista é o serviço como substituto de software. Tanto pelo
fato de que este retira as liberdades essenciais de um software que
deveria estar sendo usado diretamente no próprio computador do usuário,
quanto pela dificuldade de se identificar quando um serviço é ou não
substituto de software.

# NÃO É serviço como substituto de software
* COMPARTILHAR e VER dados não funcionais on-line (por transmissão de
fluxo ou por simples compartilhamento mesmo).
* Editar enciclopédias ou bancos de dados comunitários (wikis e similares).
* Usar webmail.
* Usar sites de redes sociais.
* Jogar algum jogo, inteiramente instalado em seu computador, que
interaja com a Internet (Richard Stallman, nas primeiras versões do
artigo "Who does that server really serve?", PENSAVA que jogos
multijogador poderiam ser serviços como substitutos de software
dependendo do nível de interação entre os servidores e os
clientes[1][2][3]).
* Conectar-se remotamente a um sistema operacional qualquer.
* Usar sistemas de controle de versão (CVS, Git, Svn).

# É serviço como substituto de software
* EDITAR dados não funcionais on-line (via editor de imagens do
Instagram, via editor de apresentações do Prezi, etc.)
* USAR tradutores on-line (Google Translate, por exemplo)
* Jogar algum jogo de computador inteiramente através de transmissão de
fluxo (como jogar Call of Duty no OnLive, por exemplo), onde o jogo, na
verdade, está sendo executado em um "super"-computador, apesar de ter
sido feito originalmente para ser jogado diretamente em computador que o
tenha instalado.
* Usar sistemas operacionais feitos exclusivamente para uso on-line.

# TALVEZ seja serviço como substituto de software
* Usar sorteadores on-line.
* Usar calculadoras on-line.
* Usar clientes on-line de mensagens instantâneas.

# TALVEZ NÃO seja serviço como substituto de software
* Jogar algum jogo on-line feito para navegadores.


REFERÊNCIAS


[1] http://trisquel.info/en/forum/are-multiplayer-games-saass

[2]
http://www.gnu.org/philosophy/po/who-does-that-server-really-serve.ko-diff.html
(procure por "Multiplayer games are a group activity carried out on
someone", note os trechos riscados e em vermelho, que evidenciam remoção)

[3] Nota para [1] e [2]: A referência [2] é citada dentro da referência [1].


Respeitosamente, Adonay.
Tenham um bom dia.


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