[PSL-Brasil] Investir em empresa de software livre

Joao S. O. Bueno gwidion em mpc.com.br
Terça Outubro 27 14:10:00 BRST 2015

A rEdHat é tanto uam emrpesa de Software Livre quanto uma empresa pode
ser de Software Livre - quanto a distruibção "paga": ele é Software
Lire - não "100%" cvlaor, por que hoje em dia sequer o Kernel Linux é
livre -- mas a cobrança que a redhat faz  pelo uso do RedHat
Enterprise Linux tem a ver com os contratos de atualização e suporte -
e não com licenciamento de software.

Aliás, essa noção de que "software livre não pode ser pago" é algo
bastante errado, e bem do começo da discussão - são coisas
independentes. Tanto o Redhat Enterprise Linux é livre que existe o
CentOS - que usa o mesmíssimo sofware, sem a marca registrada da
RedHat- (o que não tem nada a ver com o Software ser livre ou não).

A RedHat certamente tem produtos não livres em seu portfólio - mas o
grosso de sua arrecadação é por prestação de serviços, e nos
"softwares não livres" certamente você não pode contar o RHEL.