[PSL-Brasil] Perdem o contrato, mas não abrem o código-fonte

anahuac em anahuac.eu anahuac em anahuac.eu
Quarta Setembro 2 09:08:54 BRT 2015

Então,

Eu reproduzi a notícia porque achei relevante para nosso movimento. Mas até agora não emiti opinião.

Eu parto da premissa de que não há justificativa boa o suficiente para se usar software não livre. É claro que sempre pode haver uma desculpa ou outra que nos permitem ceder aos apelos de convivência ou profissionais, especialmente por pressão social, mas no geral não é aceitável o uso de softwares não livres.

Entretanto eu faço parte de um grupo cada vez menor de conservadores que acreditam nisso. A maioria dos ativistas de software livre tem uma postura muito mais complacente, melindrosa, pequena, acanhada e conciliadora quando se trata de aceitar as regras de mercado, negócios e "corporate". Afinal fazer negócios parece ser muito mais importante do que manter a liberdade do software e dos usuários.

Se entre os ativistas os complacentes é maioria, nos cargos decisórios do governo federal isso beira a plenitude.

Some o fato de todos estarem mais interessados em fazer negócios com as declarações da Dilma, em sua última visita aos USA, onde ela diz que "não somos mais espionados" e a equação fecha fácil.

Não se preocupe caro Eduardo, não haverá batalha alguma. Num grupo organizado onde se deveria defender o software livre, fazê-lo é exceção e ao fazê-lo se incorre na critica contundente, não há gente disposta a encampar batalhar.
Talvez alguns "não curti" no Facebook para poder contribuir.

Será uma encenação de interesses ardis, onde a defesa do Software Livre, do interesse público e da liberdade dos usuários, nem constarão da lista.