[PSL-Brasil] servir a pessoas, e não a ideias.

gomex em riseup.net gomex em riseup.net
Segunda Setembro 21 09:49:00 BRT 2015

De fato, o Papa está se saindo muito bem.

A igreja católica acertou na estratégia e na escolha do Papa.

Com relação a servir as pessoas, e não as ideias, eu concordo
plenamente, porém há alguns detalhes importantes para apontar, tanto na
fala do Papa, como nas ideias do Stallman.

O que se fala é utopia, onde queremos chegar e não no que na prática é
possível hoje. Afinal o Papa não acredita que ateísmo é algo bom, por
exemplo, mas já deu declarações que caso o ateu seja uma pessoa boa, ele
também entrará "nos reinos do céu". Em todo caso veja que ele continua a
pregar a religião de forma bem ativa, caso ele estivesse confortável com
o ateísmo, ele deixaria de pregar, certo?

Acho que o SL precisa agir de forma semelhante, aceitar o que
praticamente está dado e atuar proativamente para reverter esse quadro,
afim de chegar onde queremos. Uma sociedade livre! Onde o conhecimento
seja compartilhado sem qualquer amarras, pois esse é nosso objetivo,
certo?

Como bom radical, precisamos nos atentar a causa raiz, mas isso não me
faz de mim um extremista, eu consigo ver que para o bem da causa raiz,
eu consigo lidar com as questões práticas com base em uma boa
estratégia, para assim consolidar novamente o livre compartilhamento e
licenças livres.

Certa vez um grande amigo meu me disse algo que nunca saiu da minha
cabeça: "Seja mais a favor e menos contra. Ser contra é fácil, basta
divulgar, ser a favor requer esforço, mão na massa".

O caminho é longo, mas a caminhada é gostosa. Vamos que vamos!