[PSL-Brasil] Ubuntu vai para dentro do Windows (e continua se dizendo livre)

Joao S. O. Bueno gwidion em mpc.com.br
Sexta Abril 1 11:22:36 BRT 2016

> O que eu não entendi ainda, vamos lá.
>
> Temos o windows 7, 8.1 certo? Muita gente utiliza esses sistemas sem
> licença.
>
> Ai a Microsoft informa que para utilizar o Windows 10 basta ter o sistema
> instalado com a licença comprada ou não.
>
> Informam que o Windows 10 agora não precisa de licença certo?
>
> Vem com essa de que no Windows agora terá o GNU/Linux dentro dele.

Correção técnica - o Windows passa a ter uma camada de emulação do Kernel Linux
- o que vai ficar disponível nesse ubuntu dentro do Windows 10 é
justamente a parte
"GNU" + Aplicatiovs de usuário.

Ou seja-  isso é um "GNU for Windows" (acho que não dá para chamar
de GNU/Windows justamente por essa outra parte não ser livre)

Então - mas este e-mail é só para dizer que não, não vai ter um
"GNU/Linux" dentro do Windows. Vai ter o Ubunutu - vai ter as ferramentas GNU
- mas não tem o "Linux" (kernel) lá.

> Galera, quem  tem ideia?

Eles vão -
A unica coisa que precisa estar com uma licença ativamente mantida
para esse projeto é
o esquema de empacotar o FS raíz do ubuntu para uma APP Windows 10 -
se isso estiver
liberado as outras coisas já são ok:
1) os aplicativos que rodarem na camada de emulação Linux funcionam e
são editáveis
e compiláveis da mesma forma que num ambiente Ubuntu full
2) A parte dos programas livres que vai rodar no windows é só a que chama
interfaces posix e outras eclusivas do Linux - mas com interfaces bem
definidas de forma que sejam um
programa separado sob a GPL - (outro exemplo disso é o Wine - que nem
a  a microsoft acusou de pirataria de forma mais séria por que não tem
fundamento. A Oracle poderia aprender o mesmo com  o  Java, mas isso é
outra história)
3) não tem 3. Seria elegante da Microsoft que eles abrissem o código
da camada de emulação deles - mas
isso não está relacionado com a legalidade do que tem pra hoje. (e
dadas as tendÊncias, nem acho algo tão improvavel assim)

Galera - a mensaginha é estritamente técnica, ok? Não tem nada do que
eu acho ou deixo de achar aí.

  js
 -><-