[PSL-Brasil] RETROCESSO: Decreto de Dilma revoga Comitê de Implementação de Software Livre.

Thiago thiago.zoroastro em yahoo.com.br
Segunda Fevereiro 8 19:27:27 BRST 2016

Infelizmente, ou não, isto está acontecendo. Vou compartilhar uma
interpretação para quem achar que presta para ele.

Antes de tudo, concordo que poderia ter sido uma besteira ter assinado
qualquer manifesto em época de eleição, porque eu não acredito que
eleição e hoje em dia depender exclusivamente de eventos que acontecem
regularmente é um câncer a qualquer democracia.

Por um lado este comitê não estava servindo para nada, porque a
implementação de Software Livre depende de uma série de fatores. O
principal deles que influencia contra a nosso favor é a desinformação e
como ela cria nas pessoas uma sensação de "não quero saber o que estou
usando, quero apenas que isto funcione sem dores de cabeça e não mude
meus costumes com o computador". Na via das duvidas, "Windows sei que me
atende". Então o Comitê não esteve servindo para (praticamente) nada.

Segundo, você acreditando na necessidade de existência da Federação (o
Estado), a melhor forma de conduzir o país e o melhor caminho para
implementar não somente o Software Livre mas também combater os
equívocos de todo e qualquer tipo é utilizando redes governamentais e
fortalecer a conduta dos cidadãos para adotar este tipo de atitude. Para
superar a gritaria é preciso um lugar para concentrar-se e possibilitar
o entendimento geral sem difusão de equívocos (a zoeira das redes
sociais destrói a credibilidade das civilizações), daí o motivo de redes
devassas. Ótimas para publicar zoeiras de todo tipo, mas a nossa
política Não é carnaval. E colocando a nossa política dentro de um
carnaval, nossa moral se rebaixa à suspenção de juízos que fazemos no
carnaval.

Terceiro, o Facebook's United States está acabando com a capacidade das
nações de organizarem-se como deveriam com as tecnologias da informação.
Estão destruindo a capacidade dos povos de mudar a tradição de séculos
com concentração de poder e gerando situações que prejudicam a política
interna de vários países.

Quarto, o Software Livre não tem se mostrado competitivo e por isso
torna-se desinteressante para o público-geral. Infelizmente até há pouco
tempo a internet era lenta e o desenvolvimento de Software Livre não era
satisfatório. Isso mudou para sempre com a internet rápida. Tem também a
questão das interfaces gráficas e porque quando compram notebooks com
algum sistema "Linux" de lixo as pessoas odeiam e nunca mais voltam a usar.

Quinto, não movimentando dinheiro o Software Livre não é propício a um
ambiente repleto de valores políticos determinados pela capacidade de
lobby e movimentação econômica. Quando isto não tem significado
econômico, torna-se mais indesejado que ratos e baratas.