[PSL-Brasil] Que lindo, a ficha está caindo: "FLISOL de Curitiba rejeita repeteco da campanha querendo dividir as comunidades no evento"

anahuac em anahuac.eu anahuac em anahuac.eu
Quinta Fevereiro 11 19:05:00 BRST 2016

Patolão,

Não responder sua análise sobre a minha analogia... já temos argumentos demais para discutir.

> Então, sim, eu acho que o primeiro que tem a fazer é, dentro de limites
> razoáveis, dar ao usuário o que ele precisa.

Acho que quando for responder esta mensagem já terá lido a outra, então fica a seu critério compreender que não deixo de ter empatia pelo usuário.
Mas temos que definir claramente o que é "dar ao usuário o que ele precisa", se não ele dirá que precisa do nerflix e você terá que dizer não. Ora, para um usuário final que não se importa com liberdade, não ter Netflix é tão grave quanto não ter a wifi funcionando.

> Não precisa chegar ao ponto de instalar Netflix, Steam, ou qualquer aplicação de
> alto nível que seja livre.

É que já chegou!

Lembro bem dos colegas do FLISOL de Brasília instalando Steam e promovendo concursos de games não livres. Ou o caso do Latinoware com seu campeonato de Urban Terror sobre Ubuntu capitaneado pelo seu comparsa o Alberto Azevedo. Isso é bom para o Software Livre?

Hoje o Windows parece ser o limite! Esta na hora de fazermos algum realinhamento e colocar algum limite e considerar isso como aceitável como um primeiro passo na direção certa. Mas não podemos perder de foco que o objetivo é um FLISOL e até mesmo um FISL (só porque você citou antes) sem softwares não livres.

> Mas orra, resmungar por blobs do kernel ou drivers é preciosismo e falta de
> empatia!

Não é. É alinhamento ideológico.
Mas ainda assim, tanto no manifesto do FLISOL #semUbuntu quanto aqui, tenho dito que se for um movimento coordenado, uma diretriz e houver um amplo acordo para manter a instalção de software não livre limitado aos blobs das placas Wifi, eu apoio!

> INFORME ao usuário que isto não é livre.

Não basta informar. Infelizmente.

> Você estará instalando TONELADAS de software livre no computador do usuário,
> junto com algumas maçãs podres necessárias. Aliás, acho isso uma analogia
> melhor: você vende duas toneladas de maçã pra alguém e tem 3 maçãs podres no
> carregamento inteiro. Isso é preocupante? não. Mostre as maçãs podres
> claramente e está resolvido.

Se a quantidade de maçãs podres forem limitadas e fizerem parte de um processo planejado para que todas as podres sejam eliminadas, seria aceitável, mas ainda assim importaria muito.

> --
> Cláudio "Patola" Sampaio
> MakerLinux Labs - Campinas, SP
> Gmail - Mail EAD - MakerLinux - YOUTUBE !
> Facebook - Facebook da MakerLinux - Lattes

Anahuac - http://www.anahuac.eu
KyaHosting - http://www.kyahosting.com
suaNUvem - http://www.suanuvem.com
DiasporaBR - http://diasporabr.com.br
OpenLDAP - http://www.openldap.com.br
Twitter: @anahuacpg
Diaspora: anahuac em diasporabr.com.br
Jabber/XMPP: anahuac em diasporabr.com.br