[PSL-Brasil] Que lindo, a ficha está caindo: "FLISOL de Curitiba rejeita repeteco da campanha querendo dividir as comunidades no evento"

Vitor Lobo lobocode em gmail.com
Sábado Fevereiro 20 21:51:22 BRST 2016

Honestamente, o que tenho visto crescer nestes eventos é a confusão que
fazem entre Software Livre e Liberdade. Esquecem ou simplesmente não sabem
que Software Livre não é igual a liberdade (faça o que quiser, do jeito que
quiser, e\ou liberdade de escolha) pois, existe licenciamento, proibições e
definições bem documentadas de como este universo funciona. No entanto, a
definição de liberdade fora do contexto Software Livre, é algo extremamente
complexo para se definir em uma única interpretação e fazem uma confusão
dos diabos com isso.

Se existir uma meta de uma dia a comunidade livre vencer a batalha contra
os fabricantes de drivers, dispositivos em geral para versões livres, creio
que a proposta que esta sendo apresentada para com o Flisol infelizmente só
retarda este processo. Pior, esta postura "flex" adotada por uma grande
parte da comunidade tem ganhado força por parecer correto.

Se um dia houver um port monstruoso de softwares não livres para sistemas
GNU/Linux bem como a adoção dos usuários a este sistema, que diferença fará
em usar sistemas operacionais não livres e sistemas operacionais livres? A
diferença até então não é justamente por serem livres? Quais as
estatísticas, quais os resultados? Quais os ganhos ? Há algum dado
comprovativo  de que tais métodos, propostas estão funcionando ? Estas
medidas adotadas pelos organizadores dos eventos estão esclarecendo,
encaminhando usuários para o lado LIVRE da força? Ou pro lado conveniente?

Em 20 de fevereiro de 2016 19:56, Thiago <thiago.zoroastro em yahoo.com.br>
escreveu:

> Está muito longe da realidade do usuário. Por isso pouca gente se
> interessa e tem mais dúvidas que certezas. Comece por facilitar às
> pessoas o simples entender que tem programas livres disponíveis para
> instalar no Trisquel ou naquele que você estiver distribuindo.
>
> Evidenciar que podem instalar ótimos programas facilmente e sem
> empecilhos é uma forma muito convidativa de permitir-lhes compreender de
> forma não complexa (cheio de asserções embora muito importantes) que
> aquilo é benéfico para elas.

> Livre
> ao
> [...]

*Cell: (35) 992367502 // lobocode em gmail.com <lobocode em gmail.com>*