[PSL-Brasil] E finalmente o Miguel de Icaza conseguiu trabalhar para a Microsoft ; -)

Eduardo F. Santos eduardo em eduardosan.com
Segunda Março 7 08:48:25 BRT 2016

Requentando discussões velhas?

Desculpem então, mas vou prosseguir porque tive essa discussão recentemente. Por mais que não gostemos (e declaradamente não gosto), toda a plataforma Mono / dotNet é de fato livre. Desde o ano passado os fontes estão todos no github:

https://github.com/Microsoft/dotnet

Pode parecer uma mudança simples, mas de fato não é. Quem trabalhava com o Mono, como bem apontado pela Fuji, tinha uma "sombra" nas costas que hoje vivem os programadores Java. Aliás, uma sombra que sempre tiveram: o tal dos "termos da comunidade da Microsoft". Era basicamente um site que dizia assim: ok, você pode usar isso aqui e a gente promete não te processar. Desde o ano passado ela removeu esse condicionante do ar e liberou tudo sem nenhuma restrição, igual a todos os projetos de Software Livre que utilizamos. Sim, não tem blobs, armadilhas, nada.

Sobre a decisão de Miguel, posso repassar um pouco da experiência de quase 8 anos trabalhando no Governo com Software Livre: a Microsoft ajudou muito mais o movimento do que algumas das empresas que vocês admiram, e talvez até trabalhem. Nunca colocou dificuldades, aceitou sempre trabalhar sem impor condições e, principalmente, entendeu e respeitou os termos estabelecidos no começo. Então sim, se você gosta de Software Livre e não tem vontade de "ceder ao mercado", acredito ser uma excelente empresa para se trabalhar.

Finalizando, sobre o mercado para quem trabalha exclusivamente com Software Livre: ele existe, é possível trabalhar e por incrível que pareça, o mais difícil não é conseguir trabalhar honestamente. Você consegue se manter, desenvolver e talvez até ganhar algum dinheiro com isso. Em minha visão, o maior inimigo está em casa e vem daqueles que deveriam ajudar: nós mesmos. Mas esse deixo para futura reflexão.

Eduardo Santos
Programador

http://www.eduardosan.com
http://twitter.com/eduardosan