[PSL-Brasil] Divulgação do meu novo e-book Família Conectada

Marcelo Akira Inuzuka akira em marceloakira.com
Quinta Novembro 24 15:28:31 BRST 2016

On 23-11-2016 09:40, Ana Maria Albuquerque wrote:
> Olá a todos,

Olá Ana,

> Gostaria de compartilhar com vocês um e-book que escrevi sobre
> prevenção ao cyberbullying, sexting, e uso compulsivo das tics.
> Neste livro, quando fui ao FISL entrevistei alguns pais do universo
> do software livre sobre como eles educam os filhos para o uso
> seguro  das tecnologias digitais e faço uma comparação com famílias
> que não seguiram as carreiras tecnológicas. O e-book Família
> Conectada: prevenindo riscos e promovendo o uso seguro da internet
> está disponível em: http://familiaconectada.com.br/e-book/

Muito bom! Li o capítulo e gostei bastante. Minha filha ganhou seu
primeiro Netbook quando ela tinha 7 anos. Instalei Debian uma vez e
nunca tive que reinstalar. Ela continuou usando o mesmo netbook Asus
por 8 anos, até que o hardware não aguentou mais. Foi muito
interessante apoiar a experiência dela usando GNU/Linux:

- - ela me perguntava o que era "formatar o notebook" ou "instalar
antivirus", pois ela não tinha esse problema ;-)
- - Ela somente usava Windows ou Microsoft Office na escola e fez
normalmente todos trabalhos escolares com OpenOffice (LibreOffice da
época), para desenhar, dominava muito bem com o Tux Paint.
- - Assim como no depoimento da Lara, ela também gostava de jogar Club
Penguin, mas na época não achei um jogo semelhante que fosse livre :-\
- - Ela nunca se interessou por programação e resolveu investir na
carreira de medicina.

Ela tem hoje 17 anos. Em geral, nunca precisou de usar nenhum software
privativo, a não ser atualmente o Android do celular. Gosta muito de
software livre e sempre terá meu apoio para continuar utilizando.

Estou com uma outra filha com 5 anos e ainda não comprei um netbook
para ela. Ela adora brincar com GCompris, mas joga mais em um celular
que roda Android. Acho que por comodismo, ainda não instalei o
Replicant. Fiquei entusiasmado com a quantidade de jogos disponíveis
no F-Droid:

https://f-droid.org/repository/browse/?fdcategory=Games

> Obs: caso gostem do conteúdo do livro, me ajudem a disseminá-lo na
> internet.

Gostei muito! Obrigado por compartilhar!

Abraços!
- --
Marcelo Akira Inuzuka
http://blog.marceloakira.com