[PSL-Brasil] Serviço livre de e-mail; domínio próprio?

Jorge P. de Morais Neto jorge+list em disroot.org
Domingo Novembro 25 19:57:48 BRST 2018

Oi pessoal.  Esta thread é desdobramento da "Recomendação de registrador
de domínio".  É que eu percebi que preciso também decidir se comprarei
domínio próprio mesmo.

Eu tenho esta conta secundária de e-mail do Disroot há (pouco) mais de
um ano.  Funciona bem.  Minha conta principal é do Grande Irmão (G$$gle)
e pretendo descontinuá-la.  Para isso eu posso promover esta conta do
Disroot a conta principal ou escolher algum outro serviço livre
(p. ex. Tutanota ou Gandi.net).  Abraçar o Disroot teria a vantagem de
eu não precisar migrar os e-mails (e as respectivas tags Notmuch[1]) que
já tenho no Disroot nem mudar os cadastros que já tenho com esta conta.
O problema é o risco de eles quebrarem ou perderem qualidade.  Quanto a
isso, eles são uma fundação holandesa[2] e pretendem durar[3].  E eles
também oferecem vários outros serviços livres, incluindo NextCloud.
Eles se sustentam com doações e com pagamentos de quem quer usar domínio
próprio ou aliases.  O que vocês recomendam?

1: https://notmuchmail.org
2: https://disroot.org/en/blog/aliases-caffeine
3: https://forum.disroot.org/t/will-disroot-last/101

E quanto a domínio?  Usar o domínio padrão do provedor (p. ex.
disroot.org) teria duas vantagens: economizar dinheiro com domínio e
divulgar uma empresa socialmente responsável.  E essa divulgação seria
do meu interesse, pois, ao divulgar o serviço que uso, eu contribuo com
sua viabilidade e aprimoramento.

A desvantagem é que, se eu precisar trocar de provedor de e-mail,
precisarei trocar também o endereço, correndo o risco de perder o
contato de alguém que tenha apenas o endereço antigo.  Talvez isso seja
um risco muito pequeno já que eu pretendo manter contas com meu nome
completo em grandes redes sociais que tenham liberdade pelo menos no
cliente.  Isso em paralelo a contas em redes sociais totalmente livres,
como Mastodon e Diaspora, mesmo sendo pequenas.

Então, com os prós e os contras, vocês acham que compensa usar o domínio
padrão do provedor de e-mail?

Aproveito a thread para pedir mais opiniões sobre serviço de e-mail
livre (prioridade 0) e econômico.

Abraços
--
- Software livre, gratuito e de qualidade:
 - https://debian.org sistema operacional GNU/Linux