[PSL-DF] Associação Software Livre

Marcelo Akira marcelo.akira em gmail.com
Sexta Dezembro 12 11:38:51 BRST 2014

Em 5 de dezembro de 2014 10:45, Henderson Matsuura Sanches <
hendersonmatsuura em gmail.com> escreveu:

> Caros amigos estou querendo criar uma associação software livre no Gama.
> Segue em anexo o estatuto em PDF que elaborei para analise

Henderson,

Você tem certeza que uma associação é a melhor forma de organização?

Estamos enfrentando alguns problemas de sustentabilidade financeira da
ASLGO. Atualmente ela está em crise, faz tempo que não realiza assembleias
e não consegue cobrar contribuições. A última mensagem é de Ago/2011,
convocando uma assembleia que não aconteceu:

http://www.aslgo.org.br/

No sentido de gerar emprego e renda para associados, tentamos montar uma
cooperativa por aqui e também não deu certo, talvez em novo contexto, seria
melhor sucedido.

Minha visão, após várias experiências, é a seguinte:

1)  Precisamos de uma ASL Nacional, com modelo de sustentabilidade
semelhante a SBC, que promova projetos nacionais e se mobilize através de
regionais. A SBC, por exemplo, promove o Poscomp, OBI, Maratona, CSBC  e
Encontros Regionais e dá apoio administrativo (software e contábil).  Há
muitos projetos que podem ser projetados nacionalmente e realizados
regionalmente, outro aspecto é que não precisamos de uma infra-estrutura
contábil e financeira pulverizada em várias associações, precisamos de
somente uma, fortemente transparente, com vários 'olhos' fiscalizando e
verificando suas contas.

2) Uma boa relação entre associação e comunidade é o modelo Debian/SPI: o
poder de decidir é toda da comunidade, tem próprio estatuto e tem agilidade
de decidir e agir no estilo bazar. A SPI que tem uma burocracia própria, se
sustenta apoiando contabilmente vários projetos de Software Livre,
recebendo doações ou patrocínios para as comunidades, mantendo contas
separadas de cada projeto apoiado. Portanto, a ASL nacional teria
sustentabilidade da mesma forma, apoiando projetos de software livre.

3) Outra forma de sustentação de uma ASL seria em apoio administrativo a
eventos. Por exemplo, na minha visão, o FGSL é uma comunidade de Software
Livre, mantida por dezenas de voluntários que trabalham durante o ano todo
para realizar o evento. A ASLGO pode manter a conta-corrente da comunidade
FGSL e ganhar uma porcentagem pelo apoio administrativo-contábil, mas todo
poder de decisão seria da própria comunidade.

Uma forma de encaminhamento para uma ASL Nacional seria fundir todas ASLs
(GO, RS, SC) em uma só. Não sou a favor de termos várias ASLs espalhadas,
podemos colaborar globalmente (ideias, esforços, infra-estrutura de TICs) e
agir localmente. Convido você e todos para participarem do
irc://freenode/fgsl, queremos montar um Fórum do Software Livre virtual
permanente, precisamos de discutir e achar soluções nacionais e regionais:
integradoras, abrangentes e efetivas.

Abraços,
--
Marcelo Akira Inuzuka