[PSL-DF] Viabilidade Econômica do Software Livre

Klaibson Ribeiro klaibson em libreoffice.org
Domingo Setembro 7 19:07:26 BRT 2014

REPASSANDO...

De: JUNIOR GOERGEN <juniorgoergen em softwarelivre.org>
Data: 4 de setembro de 2014 16:57
Assunto: Pesquisa sobre software livre
Para: klaibson em gmail.com

Olá Klaibson Ribeiro,

  Estou para concluir o curso de economia na Ufrgs e decidi estudar o
movimento software livre através de um prisma econômico como meu tema
de monografia. Acredito que o movimento software livre foi pouco
estudado por economistas. Então, a minha orientadora sugeriu que eu
fizesse uma pesquisa para buscar informações diretamente na fonte.

  Em que consiste o trabalho:
  É um pequena investigação sobre como se mantém economicamente
programadores, desenvolvedores, analistas, administradores de sistema,
técnicos que trabalham dentro do escopo do software livre e/ou open
source. Por exemplo, quantas pessoas se declaram ativistas do software
livre, mas por algum motivo (que pode ser mais de um) não conseguem
produzir software livre. Em outras palavras, utilizam software livre (ou
open source) em servidores, em banco de dados, em linguagens de
programação (framework), mas no momento de licenciar o produto do
trabalho a licença possui algum tipo de restrição ao usuário (e
também aos potenciais concorrentes). Ou seja, há algum tipo de
proteção para os desenvolvedores para que só eles possuam o software
e possam usufruir da renda que esse software poderá trazer. Essa
descrição é apenas uma das respostas que pretendo buscar aplicando o
questionário. Procuro traçar o perfil econômico e político dos
ativistas e como eles se entendem dentro software livre e dentro da
economia.

  Por isso, gostaria de pedir tua ajuda para que tu, além de responder,
possa espalhar para teus conhecidos para que eles respondam.

  A pesquisa está orientada para 3 idiomas.

  Em português:
  http://pesquisa.softwarelivre.org/index.php/595551/lang-pt-BR [1]

  Em espanhol:
  http://pesquisa.softwarelivre.org/index.php/142146/lang-es [2]

  Em inglês:
  http://pesquisa.softwarelivre.org/index.php/372248/lang-en [3]

  Obrigado pela ajuda e qualquer dúvida, por favor, escreva-me.

  Atenciosamente:
  Júnior Goergen
  Associação Software Livre.Org
  (51) 3228-0121 [4]

--

KLAIBSON RIBEIRO
Graduado em Administração de Empresas - UNISUL

Currículo Lattes - http://lattes.cnpq.br/4254300895959474 [5]
Pós-graduando em Educação Tecnológica e Profissional - CETIQT/Senai
Membro da Associação Software Livre de Santa Catarina - SOLISC -
www.solisc.org.br [6]

Membro da Comunidade LibreOffice - pt-br.libreoffice.org [7]

Membro da The Document Foundation -
www.documentfoundation.org/foundation/members/ [8]
Usuário Linux: 559705 - Registre-se é de graça -
http://counter.li.org [9]
Vamos tirar Brasília de nossos bolsos - www.federalista.org.br [10]

Links:
------