[PSL-DF] Texto PSL-DF

Sady Jacques sady em softwarelivre.org
Sexta Fevereiro 27 11:57:02 BRT 2015

Paulo, tua percepção está absolutamente correta e foi o que eu próprio
disse na "assembleia" e escrevi depois na lista, quando ingressei. Também
foi imediata a aceitação da reunião para conversarmos a respeito e se isso
não está na pauta, recomendo que seja incluído.

Erramos pela aflição em aproveitar o interesse de investimentos da
FENADADOS e do Sindpd-DF para fazer avançar ainda mais o movimento em
Brasília e no país. Como foi observado no texto, já havia se passado quase
um semestre e gostaríamos de "dar uma passo a mais" antes de terminar o ano.

Erramos na comunicação apressada e pelo lapso de não ter contatado a lista,
embora muita gente que a integra estivesse a par do convite, podendo tê-lo
encaminhado internamente.

No entanto, depois das discordâncias, afirmamos e reafirmamos tratar-se de
um processo aberto, onde poderia e pode haver sugestões e alterações nos
textos.

Tivemos demora, porque tivemos contratempos (agendas de final de ano,
férias, etc.) que afetam à maioria, neste período. E porque não vimos estes
nossos equívocos com a "dimensão de gravidade" manifesta no texto. Até
porque nossa disposição - dita ainda na assembleia - era reconstruir o
debate.

Por estas razões é que os termos colocados por Diego e a "rejeição pública"
são excessivos com militantes igualmente históricos que somos.

Gostaria de informar que pretendemos estar em Brasília por mais de 12
horas, entre os dias 6 e 7 de março, à disposição para conversar, dirimir
dúvidas, pensar juntos a nossa organização nacional e local, bem como dar
encaminhamentos possíveis sobre todos os temas que nos dizem respeito,
independente da pauta inicialmente proposta.

É muito custoso estarmos em Brasília e portanto devemos aproveitar ao
máximo este tempo para estar juntos.

Neste momento, cabe frisar *o que o PSL é*: um movimento comunitário,
livre, feito pelas pessoas que se alinham à ideologia do Software Livre.
Dele podem - e devem - participar *toda sorte de pessoas e instituições que
se alinhem a estes propósitos*, pois é este interesse e investimento que
determinará o tamanho da ação e os resultados em favor dessa ideologia.

E cabe frisar também *o que a ASL é*: uma instituição cuja missão é
promover o uso, o desenvolvimento e a difusão do software livre, de todas
as formas legais ou contratuais - ou seja, é um braço operacional a serviço
do PSL-Br e, portanto, de todos os PSL's estaduais. No entanto, ela tem uma
coordenação, um estatuto, um conjunto de sócios formais, uma equipe de
trabalho *e autonomia* para dialogar com toda e qualquer instituição no
mundo, com o objetivo de cumprir sua missão. Ainda assim, pode ajudar
muito, se todos desejarem que seja dessa forma.

Saudações Livres,

Sady Jacques
Coordenador Geral

Associação Software Livre.Org
www.softwarelivre.org

Integrante da Rede Internacional de Software Livre
www.risol.org

(51) 8213 5999 (51) 9913 3213