[PSL-DF] Essa lista deve permanecer ??

Luis Listas lfl em soeiro.com.br
Terça Abril 5 18:29:17 BRT 2016

Em terça-feira, 5 de abril de 2016, às 12:00:02 BRT, Antonio Albuquerque
disse:
> Desculpe a demora. Vou tentar pontuar:
>
> * Baixo volume de mensagens, em alguns meses temos apenas mensagens que são
> enviadas para varias listas. * Pouca quantidade de respostas, mesmo em
> assuntos mais relevantes. * Pelo que vi de outubro de 2015 para cá teve 3
> ou 4 tópicos que eram realmente ligados a "software livre" e "DF", as
> outras mensagens eram software livre Brasil ou mundo. * o custo é baixo !

Eu acho que não tem problema em continuar com a lista, mesmo com baixo volume
de mensagens.

> Deixo também os questionamentos do Robson do Nascimento Caxias em agosto de
> 2014 [5]
> - O movimento de SL enfraqueceu? No mundo? No Brasil? No DF?

Pelo contrário, penso que o movimento se fortaleceu, levando-se em
consideração algumas métricas:

1) Número de projetos de software livre hospedados nos principais repositórios
públicos atuais, tais como Github, gitorius, gitlab, etc;

2) Número de empresas que comercializam computadores compatíveis com GNU/Linux
e até mesmo sem blobs binários;

3) Número de projetos de distros GNU/Linux com variados propósitos para
desktop;

4) Número de projetos de software livre para plataformas embutidas e
microcontroladores;

Apenas ocorreu que no Brasil não houve o esperado crescimento da adoção de
software livre pelos órgãos, empresas públicas e autarquias. O motivo já foi
levantado diversas vezes por várias pessoas. Minha perspectiva é uma
combinação de ignorância e incompetência de gestores públicos aliada a uma
estratégia massacrante de lobby dos culpados de sempre e talvez com algumas
pitadas de corrupção mesmo.

Além disso, acho que a estratégia adotada pelo governo federal em 2002 talvez
não tenha sido suficiente, devido à postura contrária de vários gestores
públicos.

> - Há interessados em continuar, mesmo que num espaçamento maior, as
> conversas sobre essa filosofia?

Eu considero primordial haver um local adequado para conversa sobre software
livre em diversas esferas: abertas a iniciativas pública e privadas,
nacionais, regionais e locais. Não gostaria que a lista do DF acabasse sem que
houvesse uma alternativa local. É importante para articulação de eventos em
hacker clubs, instalações, demonstrações, palestras e até mesmo simplesmente
encontros em botecos.

> Sandy Jacques,
>
> Por favor fale mais sobre "Tenho uma proposta para o PSL-Br que justificará
> a existência desta, ou de outra lista."

???

[]s,
Luís Soeiro