[SoftwarePublico] Uso do VCGE na Plataforma de Ativos Digitais

Nitai Silva nitai.silva em planejamento.gov.br
Domingo Março 23 15:52:36 BRT 2014

Legal você puxar isso por aqui, Felipe.

Mais 2 links: a mensagem original do Érico na comunidade
plonegovbr[1]<https://listas.interlegis.gov.br/pipermail/plonegov-br/2014-March/002074.html>
a mensagem que enviei à comunidade transparência
hacker[2]<https://groups.google.com/forum/#!topic/thackday/SuXh4LhxFN4>
que
tem uma leitura mais política dessa interação governo sociedade via
tecnologias.

O VCGE é um vocabulário controlado de assuntos organizados hierarquicamente
para classificação de conteúdos. Super útil para busca e recuperação de
informação.
Como o conceito de ativos utilizados nesse projeto (plataforma de ativos de
software) tem sua principal aplicação no meio digital, acredito que todo
conteúdo criado na plataforma possa ser classificado pelo VCGE.

O caminho que o portal brasil trilhou pode servir como bom exemplo. Lá a
comunidade plonegovbr desenvolveu um
produto[3]<https://github.com/plonegovbr/brasil.gov.vcge>(plugin do
plone) que habilita a possibilidade dos editores de conteúdo
(notícias,etc) os classificarem por assunto. Ex.: esta
notícia[4]<http://www.brasil.gov.br/infraestrutura/2014/03/preco-medio-de-passagens-para-a-copa-cai-25-desde-outubro>de
ontem que está classificada pelos assuntos "Aeroportos" e
"Infraestrutura de turismo".
O que se pode fazer com isso? Bem, o mais óbvio é filtrar conteúdos por
assunto. Aqui[5]<http://www.brasil.gov.br/@@search?skos%3Alist=http%3A%2F%2Fvocab.e.gov.br%2F2011%2F03%2Fvcge%23infraestrutura-turismo>são
todos itens classificados no termo "Infraestrutura de turismo". É um
exemplo simples.

Nessa plataforma de ativos de software podemos definir quais conteúdos
podem ser classificados.
Uma outra ideia emergente é criar esse(s) plugin(s) mais desacoplado e
genérico para ser usado em outros projetos  do Noosfero e do Colab. Isso é
possível pq o VCGE está disponível no formato padronizado
SKOS[6]<http://www.w3.org/2004/02/skos/>
.

[...]
[6] http://www.w3.org/2004/02/skos/

[]s

Nitai Bezerra da Silva
Time de Dados Abertos  @dadosgovbr
Analista em Tecnologia da Informação - (61) 2020-1697
DGE / SLTI / Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão

Esta mensagem de caráter PÚBLICO e OSTENSIVO, deverá, de acordo com a Lei
12.527, de 18 de novembro de 2011, ser fornecida a qualquer cidadão que
solicite formalmente a seu remetente ou a qualquer de seus destinatários
diretos ou indiretos acesso a seu conteúdo, cabeçalhos e anexos, no prazo
máximo legal de 20 (vinte) dias. A negativa indevida de acesso ao seu
conteúdo poderá sujeitar o infrator às penas previstas no art. 32.