[Cisl-comunidade] Novo portal para o Departamento de Polícia Rodoviária Federal

Frederico Camara fredsdc em gmail.com
Quarta Abril 17 16:10:45 BRT 2013

Caro Thyago,

Existem diversos CMS baseados em Java, e da lista dos mais populares,
alguns são também Software livre:
http://zoomzum.com/10-most-popular-java-based-cms/

Mas Java como linguagem do CMS pode não ser uma boa opção. A produtividade
pode ser aquém do necessário.

Existe suporte fácil para Plone e Zope, que pode ser licitado. O Python e o
DHTML que são usados como linguagem é fácil de se aprender e a
produtividade é bastante grande com eles. De qualquer forma, para produzir
em um CMS, geralmente a grande carga de conhecimento necessário é de HTML,
Javascript, Design e Jornalismo, que a empresa de Java provavelmente não
vai dar suporte. E a integração com sistemas externos é uma coisa bem
relativa, você pode desde estar mostrando este sistema em um frame (nenhum
conhecimento de Python necessário), programar a camada de apresentação no
CMS (algum conhecimento de Python desejável), ou construir toda o sistema
no CMS (necessário conhecimento em Python).

No caso do Zope/Python, eu tenho um conselho que pode definir o sucesso do
produto: não use o banco de dados dele (ZODB) como banco de dados de alguma
função, ou da aplicação, melhor o MySQL (ou o que quer que ele se chame
hoje em dia) ou PostGres. Em outras palavras, não deixe que nenhum objeto
gravado no ZODB possa ser alterado por uma página do Zope, ele não foi
feito para isso. A concorrência para se atualizar um simples contador de
pageviews para ele é um ataque de negação de serviço (DDOS).

Atenciosamente,

Frederico Camara <fredsdc at gmail.com>