[Cisl-comunidade] REUNIÃO ABNT

Jomar Silva homembit em gmail.com
Terça Setembro 17 20:44:42 BRT 2013

Vamos por partes.

O ODF é desenvolvido pelo OASIS, portanto toda e qualquer contribuição ao
padrão precisa ser feita dentro do OASIS (fui membro ativo do comitê
durante a elaboração do ODF 1.2).

Após finalizado, aprovado pelo OASIS e publicado, o OASIS pode decidir
enviar o padrão à ISO (na verdade ao JTC1) para que possa ser analisado e
se julgado conveniente, adotado como norma internacional. Foi este o
caminho que percorreu a versão 1.0 do ODF, aprovado pelo OASIS em Maio de
2005, enviado à ISO e aprovado como Norma Internacional em 2006 (ISO/IEC
26.300:2006). Esta versão do ODF é que foi traduzida para portugues (em um
grupo que coordenei na ABNT) e se tornou a nossa norma brasileira NBR
ISO/IEC 26.300.

Em 2007 o OASIS finalizou a versão 1.1 do ODF. Esta versão foi enviada à
ISO e se não me falha a memória se tornou uma "corrigenda" para a norma
26.300. O mesmo ocorreu com dois outros documentos, erratas da versão 1.0.
Quando deixei de acompanhar os trabalhos da ABNT, estavamos trabalhando na
tradução destes documentos (o pessoal do SERPRO envolvido pode dar mais
detalhes sobre isso).

Em setembro de 2011, o OASIS aprovou a versão 1.2 do ODF. Esta é a versão
que deverá ser encaminhada à ISO para análise e adoção futura. Como esta
versão se sobrepõe à versão anterior, a prática comum na ISO nestes casos é
cancelar a versão anterior (26.300) e fazer a nova versão (ODF 1.2) se
tornar a versão válida.

É aqui que "mora o perigo": Quando o ODF 1.2 for adotado pela ISO,
precisamos traduzi-lo para portugues e adota-lo novamente no Brasil, pois
ao se cancelar a norma 26.300, nossa norma brasileira deverá ser também
cancelada.

Portanto em resumo:

1. Quem quer ajudar a escrever o padrão ODF precisa participar do comitê do
ODF no OASIS.

2. Quem quiser ajudar na adoção do ODF como norma brasiliera no Brasil,
precisa ajudar os trabalhos da comissão na ABNT. Ajudar os trabalhos não é
apenas frequentar reuniões. Existe um trabalho relativamente grande de
traduções que precisa ser feito.

Eu estou afastado do desenvolvimento do ODF e da ISO há algum tempo, mas
ainda tenho todos os contatos por lá, caso necessário.

É importante ressaltar que o comitê brasileiro do ODF (SC34) só não foi
ainda desfeito por um trabalho teimoso do SERPRO e da Microsoft (sim, da
Microsoft).

Fonte importante para entender esta sopa de versões -
https://www.oasis-open.org/committees/tc_home.php?wg_abbrev=office

Espero ter ajudado a resolver uma série de dúvidas que tenho visto circular
por aqui (não respondi antes por falta de tempo mesmo).

Precisando de alguma coisa, é só gritar... lembrando que quem responde aqui
é o Jomar Silva (pessoa física).

Abs,

Jomar