[Cisl-comunidade] Windows: não há como saber se o disco rígido está sendo espionado

Adail Henrique Spinola Horst adail.horst em serpro.gov.br
Segunda Fevereiro 23 12:47:31 BRT 2015

Estimados,

  Acho muito mais importante descobrir é: como os dados SAEM daí... se for bloqueado o CAMINHO que os dados percorrem (ou seja... qual falha de SO em nível de kernel provavelmente...) o firmware alterado só será relevante se eles estiverem com o HD em mãos.

--
Atenciosamente,

                        Adail Henrique Spínola Horst

DIOPE/SUPOP/OPGST

Serviço Federal de Processamento de Dados
adail.horst em serpro.gov.br
+55 0XX (61) 2021 7208

A curiosidade, responsável, e mais importante que o conhecimento. (Albert Einstein com adaptações).

O medo impede a vontade, e a vontade é tudo! (Hal Jordan)

On Feb 20, 2015 9:37:24 PM, Alessander Thomaz wrote:
> Boa noite.> E se o HD vier contaminado de fábrica como foi noticiado em alguns casos?
> Desse jeito não dá para fugir.
> E se for possível reescrever o firmware do HD? Se o vírus consegue deve ser possível reescrever tal firmware com uma versão limpa.

> Atenciosamente,
> Alessander Thomaz
>
> Técnico de Tecnologia da Informação> Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Ouro Preto
> http://www.ouropreto.ifmg.edu.br
> 31 3559-2169
>
> Graduando em Ciência da Computação

Atenciosamente,

Gilberto Hudson - (61) 2021-8254

DP / CEAGO / COSES

CEAGO/COTSC/COSTE
and CEO of IBM, observed: 'I came to see, in my time at IBM that culture
 isn’t just one aspect of the game; it *IS* the game.'