[Cisl-comunidade] Enc: Fwd: [sbc-l] Adoção do Expresso V3 e decreto 8.135/2013

Francismario Teles Tiano francismario.tiano em serpro.gov.br
Sexta Agosto 26 11:41:17 BRT 2016

Alexandre e demais,

Bom dia eu também sou do SERPRO, mas não sou da equipe do Expresso. Mas o decreto é 2013 e diz no capitulo 1 : "As comunicações de dados da
administração pública federal direta, autárquica e fundacional deverão ser
realizadas por redes de telecomunicações e serviços de tecnologia da informação
fornecidos por órgãos ou entidades da administração pública federal, incluindo
empresas públicas e sociedades de economia mista da União e suas subsidiárias."

 Pode ser qualquer empresa pública, sociedade de economia mista e suas subsidiárias. O Expresso Livre
 é uma suíte de comunicação que integra correio eletrônico, agenda
corporativa, catálogo de endereços, mensageria instantânea, boletins
internos e listas de distribuição, completamente desenvolvida com
software livre.

A suíte Expresso conta também com suporte a
mobilidade e acessibilidade. A solução é uma versão customizada da
ferramenta alemã eGroupWare.

Qualquer empresa pode pegar o eGroupWare e customizar. Acredito que o SERPRO apenas saiu na frente e investiu bastante.

O Decreto Federal nº 8135 é que computadores e softwares que não possibilitem auditoria pelo poder público não serão mais comprados, que abriu espaço para o software livre. Desta forma, a partir de 2015, sistemas proprietários não poderão ser mais utilizados, caso as empresas não permitam investigação, dando acesso ao código fonte.

Atenciosamente,

Francismario Teles Tiano

 SUPOP/OPSIN/OPSOI
Divisão de Operação de Infraestrutura em Brasília
                            francismario.tiano em serpro.gov.br
+55 61 2021 9168

Encheu-o de um espírito divino para dar-lhe sabedoria,inteligência e habilidade.
Êxodo 35,31

-

-