[CuritibaLivre] Beto Richa quer empurrar software comercial na rede de ensino estadual

Joelson Gai joelsongai em gmail.com
Quarta Maio 1 21:40:13 BRT 2013

Bom eu só coloquei meu ponto de vista, mas desistir ou "reclamar"  não é
muito o meu jeito, aprendi muito mais por conta e vou continuar aprendendo.
Infelizmente sou apenas um consumidor de SL porque não aprendi ou sei como
contribuir, e me falta fluência em inglês para participar de alguns
projetos que acho sensacionais.

Eu comecei com slackware, aonde tinha que configurar o modem para internet
discada na mão a uns 11 anos atrás, (no linux era 10 a 20% mais rápido a
velocidade) nunca me conformei com as falhas e problemas do windows (virus
etc) pois no linux e afins é tão simples e objetivo, e qualquer problema
tem uma solução logo ali... é sensacional.

Eu fico triste em saber que muitas pessoas por usarem o bom e velho
cabresto não querem nem experimentar a liberdade de escolha.

Tem softwares e soluções em software livre que valem bilhões, tanto em
numero de desenvolvedores quanto em utilizadores. Mas em vez de centralizar
em uma empresa, todos ganham todos lucram e todos contribuem.

Nossa forma de pensar e agir não reflete apenas nos eventos que não são
levados a serio. É na hora de votar, eleger e escolher representantes, e na
hora de fazer as coisas com o velho jeitinho cheio de remendo para depois
cobrar novamente para concertar, é um ciclo vicioso e sair disso não é
fácil.

Para mim os eventos são importante para troca de experiências e talvez seja
nisso que pudesse ser focado, se são apenas pessoas da comunidade de SL que
vam ao evento, temos que usa-lo para troca de experiências e conhecimento.
Pessoas de fora so vão a eventos por indicação ou junto com alguém da
comunidade raramente pro conta própria, eu mesmo já ensinei alguns colegas
de faculdade como salvar seus arquivos depois que o seu sistema os deixou
na mão, ai um live CD faz milagre, enfim a pessoa que indica ou leva alguém
ja ajuda no que ela precisa e vai incorporando conhecimento e ou mostrando
aonde encontrar mais informações.

E se precisarem de ajuda para, puxar mesa fritar frango, filmar, ajeitar
projector etc, em algum evento ... vou fazer o possível para ajudar...

*      Joelson Gai                  8505-0603
        Líder de Desenvolvimento e Infraestrutura.

**      *