[CuritibaLivre] Beto Richa quer empurrar software comercial na rede de ensino estadual

Zed Master zedlist em gmail.com
Quinta Maio 2 00:03:46 BRT 2013

Em 1 de maio de 2013 21:40, Joelson Gai <joelsongai em gmail.com> escreveu:

> Bom eu só coloquei meu ponto de vista, mas desistir ou "reclamar"  não é
> muito o meu jeito, aprendi muito mais por conta e vou continuar aprendendo.
> Infelizmente sou apenas um consumidor de SL porque não aprendi ou sei como
> contribuir, e me falta fluência em inglês para participar de alguns
> projetos que acho sensacionais.

Entra no IRC dos projetos e conversa com o pessoal usando translator. Estes
dias estava conversando com um cara la da Indonésia sobre um software para
profissionais de saúde baseado em JAVA.
Contribuir vai depender de vc, você pode testar, utilizar e dar idéias,
tudo depende de como e do grupo que você conversar. A minha contribuição
ultimamente por exemplo é na divulgação por enquanto. E procuro incentivar
as pessoas ao meu redor a utilizar Linux, na medida da capacidade delas.
Qualquer coisa vale.

> Eu comecei com slackware, aonde tinha que configurar o modem para internet
> discada na mão a uns 11 anos atrás, (no linux era 10 a 20% mais rápido a
> velocidade) nunca me conformei com as falhas e problemas do windows (virus
> etc) pois no linux e afins é tão simples e objetivo, e qualquer problema
> tem uma solução logo ali... é sensacional.
>

> Eu fico triste em saber que muitas pessoas por usarem o bom e velho
> cabresto não querem nem experimentar a liberdade de escolha.
>
> Acho que é uma questão muito pessoal de percepção de cada um. Muitos olham
para informática como mágica, comodismo e diversão. Não entendem outros
valores do SL. Para muitos tanto faz o sistema operacional, portanto que de
para jogar e acessar a internet esta bom.
Eu já "acordei" muitas pessoas para utilizarem Linux, balanceando os
valores. Não é fácil, porque qq coisa que aconteça de errado, as pessoas
tendem a regredir ou a te responsabilizar 3x mais.
Mas não fique triste por fatores que você não tem controle, humano é
complicado mesmo.

> Tem softwares e soluções em software livre que valem bilhões, tanto em
> numero de desenvolvedores quanto em utilizadores. Mas em vez de centralizar
> em uma empresa, todos ganham todos lucram e todos contribuem.
>
> Nossa forma de pensar e agir não reflete apenas nos eventos que não são
> levados a serio. É na hora de votar, eleger e escolher representantes, e na
> hora de fazer as coisas com o velho jeitinho cheio de remendo para depois
> cobrar novamente para concertar, é um ciclo vicioso e sair disso não é
> fácil.

Este tipo de assunto que acho fascinante. Olhe por exemplo aquelas fotos
que mostram as cidades atingidas pelo terremoto/maremoto la no Japão e
compara com as obras aqui do Brasil. Aqui demoram  1 ano para tapar um
buraco e la 7 dias para restaurar uma avenida inteira.

> [...]
> Pessoas de fora so vão a eventos por indicação ou junto com alguém da
> comunidade raramente pro conta própria, eu mesmo já ensinei alguns colegas
> de faculdade como salvar seus arquivos depois que o seu sistema os deixou
> na mão, ai um live CD faz milagre, enfim a pessoa que indica ou leva alguém
> ja ajuda no que ela precisa e vai incorporando conhecimento e ou mostrando
> aonde encontrar mais informações.
>

> E se precisarem de ajuda para, puxar mesa fritar frango, filmar, ajeitar
> projector etc, em algum evento ... vou fazer o possível para ajudar...

Tenho um desafio para você. Organize um evento. De qualquer coisa
relacionada a SL. Nem que seja algo como "Como configurar protetor de tela
no Linux". Não precisamos ter apenas os eventos "sagrados", podemos fazer
eventos em paralelo, com público diferenciado, específico e seleto. Mais
eventos com menos pessoas são melhores que poucos eventos com muitas.

Em 2011 eu e o Flavio Lisboa do SERPRO fizemos um evento de PHP
http://phpday.zed.net.br/ , fiz um site simples, organizamos os
palestrantes e fizemos anuncio apenas em listas. Foi bem legal , apenas de
vários contratempos. Veio bastante pessoal de fora, e muita gente
assistindo pela Internet.
Não ficamos presos em nenhum grupo ou comite, duas pessoas organizaram um
grande evento, com muitos colaboradores de outros estados
http://streaming.serpro.gov.br/cisl/phpday/index.html .

O Flávio falou que o SERPRO disponibiliza o espaço deles para a comunidade
fazer eventos. E se for pequeno eu tenho uma sala  para palestras. Fora que
temos sempre uma faculdade disposta a ceder salas de aula.

Fica a ideia, vamos nos desprender dos eventos sazonais e elaborar micro
eventos independentes.
Na verdade estes micro eventos podem servir para fortalecer os grandes.

> *      Joelson Gai                  8505-0603
>         Líder de Desenvolvimento e Infraestrutura.
>
> **      *

Alexandre F. Martins (Zed)
http://uzed.com.br