[CuritibaLivre] É isso que tinha de acontecer por aqui

Zed Master zedlist em gmail.com
Domingo Maio 19 20:22:25 BRT 2013

Em 19 de maio de 2013 18:16, Paulo de Souza Lima
<paulo.s.lima em varekai.org>escreveu:

> vai aceitar acreditar em ideias que não são suas, a escolha é sua, mas O
> FATO, é que você não chegou à conclusão de que "não funciona" sozinho.
> Alguém ou alguma coisa plantou isso na sua cabeça, seja a mídia, seja a
> escola, seja seus colegas de trabalho, seja o governo. É escolha sua
> acreditar nisso ou não sem fazer sua própria pesquisa e confrontação dos
> dados.
> Agora cadê os DADOS, ou como diria o sábio: SHOW ME THE CODE!

https://www.youtube.com/watch?v=m1nePkQAM4w
http://www.zeitgeistmovie.com/ (ver todos os filmes)
https://www.youtube.com/watch?v=T1MKkGYRQzM&list=FLwoJBlrqBtCGmRXko8CfQfQ&feature=mh_lolz
https://www.youtube.com/watch?v=9aPwhcnzbSo

Até aqui são alguns pensamentos globais, divergem em alguns detalhes, mas
em uma visão macro, basta analisar as reportagens e tirar suas conclusões.
Se quiser sentar comigo e começar a analisar e montar um material, vamos
nessa.
Pense bem, antes de responder, assista os vídeos.
Tem muitos mais da onde vieram estes, mas já da para começar.

Agora algumas realidades do nosso país:
- Copa do mundo. Preciso provar alguma coisa? Que não precisamos de COPA
mas sim de escolas e hospitais? De que depois da copa vamos ter milhões
investidos em elefantes brancos?
- Mídia. ( http://www.youtube.com/watch?v=049U7TjOjSA ) Tente abrir uma
emissora que fale mal do governo, mas falar mal mesmo, fazendo reportagem
mostrando em como o povo deve reagir e como que realmente as coisas
funcionam.
  - Como abrir uma emissora:
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-se-consegue-a-concessao-para-operar-um-canal-de-tv-no-brasil
  - Então se a emissora não agradar o comite, ela pode perder a concessão.
Será que é por isto que conheci muitos reporteres que foram calados?
Principalmente os que falam de política. Te apresento alguns e eles mesmo
podem contar o que já passaram.

Tem muito mais, mas, me reservo a conversas pessoais.

Estes são alguns dos motivos quais eu não acredito em política, político,
juizes, em tudo que se refere ao governo.

!! Estou mostrando o meu ponto de vista. !!

Não é a verdade absoluta. É uma opinião mutável por argumentos que possam
me dizer que as coisas não são assim. Pelo menos a maioria. Vai ser difícil
, pois não estamos bem de governo leis e economia.

Só acho que o sistema por si é falido e sujeito mais a falhas do que
acertos.

Relembrando, é uma opinião minha, e não o que acho do grupo ou qualquer um
aqui, não levem para o lado pessoal, estou apenas fazendo uma análise
realista (pessimista para alguns).

> [...]
> aqui: Nós morremos diariamente porque os bandidos estão armados, a polícia
> armada nos mata e nós não temos armas pra nos defender. Lá a história vai
> ser outra porque, estão fazendo alguma coisa. Uma coisa que um cara fez lá
> foi um programa de vídeo chamado "Shoot to Thrill", onde ele entrevista
> proprietários de armas que contam suas histórias, mostram suas famílias,
> mostram como buscaram treinamento e conhecimento no manuseio de armas,
> quais suas motivações, etc. A grande mídia quis financiar o projeto e ele

Se as pessoas realmente fossem contra pena de morte, a polícia não iria
praticar a "execução sem julgamento", ou seja, usar armas letais.
Na verdade não entendi o seu exemplo, eu concordo com este exemplo. Acho
que deveríamos ter armas para segurança pessoal. E mais, um treinamento
junto.
Você quis dizer que a falta de atitude permitiu que tirassem nossas armas?
isto?

> [...]
> "entrar na justiça". Aceitamos que eles são "otoridade" e deixamos o babaca
> do Beto Richa comprar Windows pra por nas escolas no Paraná.
> Todo e qualquer exemplo que você citar eu posso rebater com o argumento da
> conivência e da inação. Se ninguém faz nada, nada acontece mesmo. Ou pior:
> acontece quilo que os que fazem alguma coisa querem. O problema é que os
> que fazem alguma coisa são sempre os "poderosos", como a Microsoft, a
> Monsanto, a Roche, a British Petroleum, a Bunge, etc., etc., etc. E nós
> ficamos aqui, sem fazer nada e reclamando da vida.

Acho que agora chegamos onde eu queria. Assista os vídeos la dos links
acima.

O Sr. babaca ai tem poder para isto. Poder qual o nosso sistema deu a ele.
Não vou ficar reclamando aqui, ja fiz nos outros e-mails.
Vou fazer uma pergunta que sempre me deixou em dúvida.
Como que podemos lutar contra o babaca, por exemplo?

> [...]
> "balançar um maço de notas". Há muitas coisas em jogo na vida de um
> político, de um juíz, etc. E uma coisa que precisamos aprender é que NÓS
> TEMOS PODER. Não eles. E se eles não fazem o que nós queremos, precisamos
> dar um jeito de tirá-los de lá. Se não da noite pro dia, pelo menos
> conscientizando as pessoas do tipo de pessoa que um ou outro é. Não
> espalhar falsidades contra esse ou aquele, mas dizer claramente: fulano
> votou assim. cicrano votou assado. Beltrano foi a favor de uma medida
> benéfica para o povo como um todo, fulano votou contra.

Ai sou mais radical, minha visão é que o sistema inteiro é podre. Não
interessando quem coloque la. Pois nem são eles que mandam na verdade.
"Falsa democracia." (Saramago)
obs: Visão resumida.

> Isso só não adianta. Porque o problema não é só com o Linux. Trata-se de
> uma mudança de mentalidade que afeta até mesmo as próprias crenças das
> pessoas. Não adianta mostrar os benefícios do Linux e continuar tomando
> Coca-Cola e achando que o Steve Jobs era o bambambam da informática e do
> marketing. Não adianta tentar convencer uma pessoa a "ser livre" só no
> software. De que adianta se é escrava em todo o resto?

Vejo o Linux apenas como uma ferramenta para isto. Como uma peça de teatro,
um documentário. Algo que as pessoas possam se identificar com a ideia de
liberdade.
Dei apenas exemplos simples. quais seriam os seus?

> Por mais incrível que possa parecer, é justamente aí que eles estão
> ganhando. Você ensina Linux de um lado e eles dão Windows "grátis" e
> inúmeros jogos, aplicativos e uma inteface "cool" (enquanto o interior é
> totalmente podre, mas isso não importa) do outro.

Famoso pão e circo. Sair da zona de conforto não é fácil para ninguém.
Gostaria de discutir sobre, isto uma hora destas.

> Isso é verdade. Mas dá pra fazer as coisas de outra forma: Dá pra nos
> educar. E quando nos educamos, começamos a educar os outros ao redor. E por
> mais que eles pensem que somos loucos ou fanáticos, os fatos vão mostrar,
> cada vez mais, que o que falamos não é totalmente loucura, no mínimo.

Hábitos. Grande parte da nossa vida é definida por eles. É a parte mais
difícil de mudar, mais que um governo inteiro.
[image: Cquote1.svg]

*Ó homem, conhece-te a ti mesmo e conhecerás os deuses e o universo.*
 [image: Cquote2.svg]
— Inscrição no oráculo de Delfos, atribuída aos Sete Sábios (c. 650a.C.-550
a.C.)

> Como já disse, o fato delas não funcionarem é culpa nossa e de ninguém
> mais.

Sim é nossa.

> Seria uma discussão política a respeito de ações da comunidade de software
> livre de Curitiba contra o abuso de uma gigante de software estrangeira que
> nos força goela abaixo sua "tecnologia de segurança" quando não precisamos
> dela? Acho que não.

Sim, uma simples discussão que envolve vários valores para conseguir
entende-la.
Muito mais explicações para poder agir.

Acho que concordamos em muitas coisas, tirando alguns detalhes.
Só na maneira de se expressar, que parece que as opiniões são diferentes.

Obrigado, por agregar as opiniões.

Alexandre F. Martins (Zed)
http://uzed.com.br