[CuritibaLivre] [Vagas] Oportunidade de Trabalho com Software Livre

Paulo de Souza Lima paulo.s.lima em varekai.org
Sexta Maio 24 10:46:48 BRT 2013

Em 24 de maio de 2013 10:26, Paulo Henrique Santana <phls00 em gmail.com>escreveu:

> e até mesmo os que já estão em pós, mestrado e afins. Acham que só a
> faculdade garante tudo, mas não é assim que funciona. Quem quer se garantir
> MESMO no mercado tem que buscar aprender o que não se aprende no meio
> acadêmico.
>
> Realmetne esse é um erro bem comum. Nossos jovens são estimulados a
> entrar nas universidades achando que lá vão aprender tudo do mercado
> lá e que vão sair com um emprego garantido, e o mercado acha que eles
> vão aprender tudo nas universidades e estarão prontos para trabalhar.
> É uma questão de conceito equivocado.

Bom nesse caso, a VERDADE é que a faculdade só garante um papel chamado
diploma, de credibilidade prática duvidosa, e mais nada. Se é preciso que
as pessoas busquem conhecimento fora, pra que pagar um absurdo de
mensalidades e passar no mínimo dois anos na câmara de tortura chamada sala
de aula?

Acho que as empresas poderiam ser bem mais servidas assim:

1 - Evitando contratar pessoal especializado através de "agências de
empregos". O pessoal deles não sabe nem a hora que está com fome.
2 - Dando menos ênfase à formação do que à real capacidade do indivíduo.
3 - Procurando avaliar mais adequadamente o potencial de candidatos sem
experiência.
4 -  Vendo o histórico do candidato em listas de discussão, fóruns,
projetos, etc.

Fazendo isso, dariam um recado direto às universidades: "Não estamos
gostando do que estamos recebendo e conseguimos gente mais qualificada fora
daí."

Agora, quanto à questão do Joelson:

Cara, experiência é diferencial fundamental. Se você não tem, procure ter.
Não precisa ser em empresa. desenvolva seus próprios projetos, participe em
comunidades, faça trabalhos voluntários, participe de eventos. Tudo isso dá
experiência. E experiência só se adquire fazendo.

Abraços.

--

http://almalivre.wordpress.com
Curitiba - PR