[CuritibaLivre] Fwd: [Fórum Permanente Paraná] sugestões

Gustavo S. de Lima gustavo em logicus.com.br
Sexta Novembro 1 12:41:02 BRST 2013

Em 2013-11-01 12:31, Paulo Henrique Santana escreveu:
> Então não é nem uma questão de política pública do governo ou das
> prefeituras, é uma decisão local que as esferas superiores nem ficam
> sabendo a não ser quando acontece uma denúncia.

Paulo. O governo não fornece capacitação. Não investe nas equipes de
suporte nos núcleos regionais de ensino para maior suporte ao sistema
(Já vi núcleos que tinham 2 funcionários para atender todas as escolas
do Núcleo). Nunca vi durante todo o tempo que trabalhei no setor de
educação uma palestra sobre Paraná Digital nas semanas pedagógicas que
participei. Será que não é um problema mesmo de política pública?

Vejamos o exemplo de Cascavel, onde o Linux não só é muito bem
utilizado como em cada escola há um administrador de rede que cria
usuários, monitora conexões, e inclusive agora o Jocemar está
organizando capacitação para que estes administradores agilizem a
administração local programando em Shell Script. Há em Cascavel uma
verdadeira política pública de uso do software livre.

Eu acho que talvez essa situação que você relatou acima não apenas
exista como exista e muito. Mas isso é um reflexo direto da política do
Estado.

Gustavo