[CuritibaLivre] Fwd: [Fórum Permanente Paraná] sugestões

Sexta Novembro 1 12:47:01 BRST 2013

Em 1 de novembro de 2013 12:41, Gustavo S. de Lima
<gustavo em logicus.com.br> escreveu:

> Paulo. O governo não fornece capacitação. Não investe nas equipes de suporte
> nos núcleos regionais de ensino para maior suporte ao sistema (Já vi núcleos
> que tinham 2 funcionários para atender todas as escolas do Núcleo). Nunca vi
> durante todo o tempo que trabalhei no setor de educação uma palestra sobre
> Paraná Digital nas semanas pedagógicas que participei. Será que não é um
> problema mesmo de política pública?

Gustavo, o que eu quis dizer é que a decisão por colocar windows
pirata nos laboratórios não é uma política pública do governo ou
prefeitura (pelo menos eu quero acreditar que não é), mas sim uma
decisão da direção da escola.
Agora, concordo que se existisse a devida capacitação e suporte por
parte dos órgãos responsáveis, os diretores não teriam que tomar essa
decisão extrema.

> Vejamos o exemplo de Cascavel, onde o Linux não só é muito bem utilizado
> como em cada escola há um administrador de rede que cria usuários, monitora
> conexões, e inclusive agora o Jocemar está organizando capacitação para que
> estes administradores agilizem a administração local programando em Shell
> Script. Há em Cascavel uma verdadeira política pública de uso do software
> livre.

Sim, e com certeza por isso os diretores não são levados a querer
instalar windows pirata como acontece em outras cidades.

> Eu acho que talvez essa situação que você relatou acima não apenas exista
> como exista e muito. Mas isso é um reflexo direto da política do Estado.

Com certeza.
Mas mesmo a decisão sendo tomada por desamparado do
governo/prefeitura, não podemos afirmar que instalar windows pirata é
uma orientação deles.