[CuritibaLivre] Treinamento LibreOffice PMC

Gustavo S. de Lima gustavo em logicus.com.br
Sexta Novembro 29 10:18:01 BRST 2013

Em 2013-11-29 09:39, Paulo de Souza Lima escreveu:
> Bom dia, pessoal.

Bom dia :)

> Eu sei que vou ser polêmico e, provavelmente, causar um certo
> desconforto a alguns, mas eu vou dar a minha opinião assim mesmo.

Em mim desconforto algum. :)

> Nos contatos anteriores ao email do Robinson (as reuniões), o pessoal
> da prefeitura dizia que gostaria de ter o "apoio da comunidade" para
> questões envolvendo capacitação dos servidores, visto que há uma
> certa
> tendência à adoção de algumas plataformas em software livre.

Acompanhei, isso mesmo.

> No primeiro email do Robinson, não ficou claro o que exatamente ele
> queria (treinamento, workshop, bate papo, etc.).

Eu entendi treinamento.

> Desde o início, estava claro para mim que o objetivo dele era uma
> proposta comercial. No entanto, eu vi nisso uma oportunidade de
> "educar" o pessoal da prefeitura sobre como trabalhar
> colaborativamente, já que, obviamente, eles não estão acostumados a
> isso. Foi por isso que eu me propus a oferecer o workshop.

Sua proposta também foi comercial já que os alunos pagariam.

> Sugeri,então que fosse cobrado o valor mínimo (50 reais por pessoa),
> mas que
> eu abririam mão de TODA a renda, de forma que o dinheiro iria para um
> fundo para que pudéssemos dispor de alguma verba para fazer
> camisetas,
> brindes, comprar algum prêmio para algum concurso (tipo o concurso da
> logo), etc. Ele se dispôs a estar comigo na data para ajudar na
> organização.

Muito nobre Paulo. Admiro muito seu entusiasmo. Sem hipocresia,
parabéns mesmo.

> Claro que 50 reais multiplicados por 15 pessoas dá a quantia de 750

O valor orçado pela Logicus foi de 450,00. Incluindo Material didático,
acesso ao Moodle, Certificado, e nota fiscal.

> Mas o fato é que, logo depois, o Gustavo comentou que eles estavam
> fechando com a Logicus. Eu não vejo nenhum problema no fato deles
> fecharem com a Logicus. É legal ver o Gustavo tendo sucesso comercial
> com a empresa dele. Mas também é fato que:

Não chega a ser um sucesso comercial Paulo.

> 5 - No meu planejamento do workshop, eu dedicaria pelo menos entre 30
> a 45 minutos para "educar" essas pessoas sobre a filosofia do SL e do
> desenvolvimento colaborativo, tentando incentivá-las a participar da
> comunidade, o que obviamente, uma empresa privada não fará porque não
> está no foco do acordo comercial entre as partes.

Filosofia do Software Livre faz parte da nossa grade curricular. :)

> [...]
> interesse deles. Eles também precisam entender que a comunidade não
> tem o objetivo de ser balcão de agenciamento de negócios entre eles e
> as empresas que participam dela. O máximo que podemos fazer é INDICAR
> quem faz. As iniciativas da comunidade devem ser no sentido EDUCATIVO
> e CONSCIENTIZADOR, nunca no sentido comercial. Existem outras
> entidades que podem fazer o papel que o Robinson esperava que essa
> comunidade fizesse, como as Cooperativas, a Associação Comercial do
> Paraná, as páginas amarelas da lista telefônica, etc.

Por isso eu acho que deva existir uma cooperativa criada pelo coletivo.
Para que trabalhos como este já pudessem ser feitos de forma
colaborativa, com toda a exigência fiscal que prestação de serviço
pressupõe pela legislação vigente. :)

> Bom, esses são os meus 2 centavos. Desculpe se ofendo alguém, mas eu
> gosto de deixar claro o que penso e a minha visão dos fatos. Vocês
> podem até discordar de mim, mas eu não vou deixar de dizer o que eu
> penso. Que o pau quebre, agora! :-)

Acho justo Paulo, embora eu não faria o mesmo se outra empresa ou mesmo
você tivesse o orçamento aprova. :)

> Abraços e tenham um ótimo dia.

Idem amigo.

Gustavo