[CuritibaLivre] Treinamento LibreOffice PMC

Paulo de Souza Lima paulo.s.lima em varekai.org
Sexta Novembro 29 10:30:08 BRST 2013

Em 29 de novembro de 2013 10:18, Gustavo S. de Lima
<gustavo em logicus.com.br>escreveu:

> Bom dia :)
>
> Sua proposta também foi comercial já que os alunos pagariam.

Não, não foi, já que dei a opção deles escolherem como retribuiriam e, até
mesmo de dizerem que não retribuiriam com nada. A fixação de um valor foi
apenas uma forma de facilitar o funcionamento da mente deles, já que me
pareceu complicado para eles compreender que se tratava de uma retribuição
à COMUNIDADE, e não às duas pessoas que estariam oferecendo o workshop. Não
se faz comércio entre um grupo de indivíduos e a comunidade. O Robinson
teve uma dificuldade enorme em imaginar uma forma de retribuição que não
fosse dando dinheiro.

>  Claro que 50 reais multiplicados por 15 pessoas dá a quantia de 750
>>

> O valor orçado pela Logicus foi de 450,00. Incluindo Material didático,
> acesso ao Moodle, Certificado, e nota fiscal.

O que mais uma vez confirma a orientação comercial por parte do grupo da
prefeitura. Eles não estão interessados em apoiar a comunidade. Estão
interessados no que seja mais vantajoso financeiramente para eles.

> Por isso eu acho que deva existir uma cooperativa criada pelo coletivo.
> Para que trabalhos como este já pudessem ser feitos de forma colaborativa,
> com toda a exigência fiscal que prestação de serviço pressupõe pela
> legislação vigente. :)

Me mostra uma cooperativa que não seja criada pelo coletivo? :-)

Abração.

--
Paulo de Souza Lima
http://almalivre.wordpress.com