[CuritibaLivre] Treinamento LibreOffice PMC

fabianne balvedi fabs em estudiolivre.org
Sábado Novembro 30 09:09:39 BRST 2013

ok, Paulo, apesar de eu discordar de que não houve afirmação neste
sentido, paremos com a polêmica. E sugiro que faça parte da pauta de
nossa próxima reunião uma conversa para estabelecer diretrizes sobre
como lidar com situações em que sejam solicitados serviços para a
comunidade. Pois minha opinião é de que a comunidade em si, como
movimento que é, não deve ser configurada como uma prestadora de
serviços, mas sim uma distribuidora. E aí quem quiser se juntar pra
fazer uma proposta, se junta. Quem quiser fazer sozinho, faz.

em relação ao aspecto educativo e de conscientização em treinamentos,
isso é algo que acredito que quem faz parte de uma comunidade como a
nossa nunca vai deixar de fazer. Pra mim essa parte sempre esteve
implícita. Nunca fiz um treinamento ou capacitação  que não incluísse
os aspectos filosóficos, políticos e sociais do software livre. Claro
que a quantidade de tempo dedicada a isso varia de acordo com a
receptividade da turma. Mas confesso que nunca participei de uma
comunidade de software livre que não prezasse por ter esse compromisso
com a conscientização, e acho que aqui não é diferente. Seja quem for
daqui que vá dar algum treinamento, seja a Logicus, seja eu, seja o
Paulo Lima ou o Santana, seja Joelson, seja a Ambiente Livre, enfim,
seja autônomo ou empresa, seja MEI ou sociedade anônima, seja a
proposta comercial ou voluntária, vai acabar falando destes aspectos.
Acho que isso é um compromisso mínimo para com o desenvolvimento da
rede, a retribuição mínima que se deve dar à comunidade.

.abraços,

.f4bs
.
.