[CuritibaLivre] Treinamento LibreOffice PMC

Sábado Novembro 30 13:53:16 BRST 2013

Em 30 de novembro de 2013 12:11, Paulo de Souza Lima
<paulo.s.lima em varekai.org> escreveu:

> Eu discordo totalmente disso. A comunidade é sim uma prestadora de serviços.
> Uma prestadora de serviços comunitários. Nós prestamos serviços fazendo
> eventos de promoção do SL, prestamos serviços ajudando as pessoas a
> conhecerem mais o SL. Nós não somos "distribuidores de serviços". Se a
> intensão dessa comunidade é agir como uma "cooperativa", me desculpem, mas
> isso é uma desvirtuação do termo "comunidade".

Olá a todos, especialmente a Fabianne e ao Paulo.

Concordo que na próxima reunião devemos conversar sobre esse assunto
porque pessoalmente vai ser MUITO mais fácil de chegarmos a uma
conclusão do que aqui pela lista.
Para tentar acalmar os ânimos, minha opinião é que vocês dois estão
falando a mesma coisa, mas de maneira diferente :-)

Concordo com a Fabianne quando ela diz que a comunidade não é uma
prestadora de serviços se a gente pensar que "prestar serviços"
significa uma pessoa jurídica  (ou uma pessoa física) oferecer um
serviço, receber uma remuneração e emitir uma nota fiscal (ou RPA)
depois. Obviamente a comunidade Curitiba Livre nunca poderá ser uma
prestadora de serviços porque não somos uma pessoa jurídica, e quem
presta os serviços são as ***pessoas*** e ***empresas*** que fazem
parte dessa comunidade. Nesse sentido sim, o coletivo apenas
"distribui" no sentido de indicar pessoas e empresas que poderiam
prestar o serviço.

E na verdade nem devemos nos sentir obrigado a indicar, porque a lista
é aberta, qualquer empresa ou entidade pode chegar aqui, pedir uma
prestação de serviço e cada um que "se indique" para ela. Recentemente
eu fiz aquele trabalho de levantamento de quais pessoas poderiam dar o
treinamento de gimp/inkscape para ajudar a SME e as pessoas
interessadas, não porque eu me senti na obrigação de "como comunidade
indicar as pessoas". Foi um trabalho voluntário que eu quis fazer,
qualquer pessoa poderia ter feito ou poderíamos deixar que cada um
procurasse a SME independentemente.

Mas se a gente pensar que a comunidade enquanto coletivo de pessoas
que trabalham voluntariamente para prestar serviços a sociedade por
exemplo organizando eventos e ajudando as pessoas, aí concordo com o
Paulo. Essa "prestação de serviços" não envolve uma pessoa jurídica
receber remuneração e emitir uma nota fiscal no final, mas não deixa
de ser um trabalho coletivo.