[CuritibaLivre] Olha só porque eu não uso Windows

Samuel Henrique samueloph em gmail.com
Terça Setembro 10 01:36:03 BRT 2013

Boa noite!

Em 9 de setembro de 2013 00:17, Paulo de Souza Lima <
paulo.s.lima em varekai.org> escreveu:

Muito legal essa apresentação do Sérgio Amadeu:

> http://www.slideshare.net/sergioamadeu/vc-sabe-quem-invade-seu-computador

Bacana os slides, mas provavelmente o slide número 30, e os seguintes,
estão errados. Tenho quase certeza de que essa coleta de dados da Microsoft
é iniciada pelo cliente, não pelo servidor, ou seja, não é a Microsoft que
entra pelos *backdoors*, o próprio sistema que envia os dados.
Mais uma coisa, esse trecho do contrato que ele usou nos slides é sobre o
"Programa de Aperfeiçoamento de Experiência do Usuário", esse programa é
desativado por *default* (pelo menos no Windows 8).

> Nesse estudo, dizia-se que um Windows XP recém instalado, conectado
> diretamente à internet sem um roteador (apenas o modem), e nenhum software
> adicional anti-pragas, durava cerca de 30 segundos em uma conexão sem ser
> invadido e ter algo nefasto instalado nele.

A conclusão desse estudo me parece um tanto quanto absurda, porque (a
princípio) o modem teria que fazer um direcionamento de portas para que a
conexão chegasse ao computador, e eu já tenho algum tempo de uso de
Wireshark e de trabalho com suporte (Windows no geral), e não é comum ver
tráfegos estranhos acontecendo na rede.

> vocês acham mesmo que essa enorme quantidade de vírus (na casa das dezenas
> de milhões) existentes para Windows são fruto de mentes criminosas atrás de
> dinheiro?

Sim, eu acredito na falta de confiabilidade e estabilidade com surgimento
não-propositais em um software fechado.

Vocês acham mesmo que colocar um "worm" em milhares de máquinas Windows pra
> fazer ataques de negação de serviço a grandes sites é coisa de hackers de
> garagem?

Sim, e já foi usado para derrubar sites do governo pelo pessoal do
Anonymous.

Vocês acham mesmo que "criminosos atrás de dinheiro" ficariam escaneando
> enormes quantidades de endereços IP pra descobrir que uma máquina possui
> Windows e está sem proteção pra poder invadir?

Aham, mais zumbis para coisas como ataque DDOS, duvido que haja alguma
conspiração em que governos e grandes empresas planejem e invadam
computadores, e não há provas concretas para suportar essa ideia, por isso
prefiro ser cético nesse ponto.

> Não seria mais fácil o próprio sistema recém instalado avisar aos
> "criminosos" que estava no ar?

Com certeza, e quem se comprometeria de tal maneira, com ferramentas como
Wireshark/TCPDump disponíveis facilmente?
Além da existência de uma comunidade mundial de pessoas "pé-no-saco" (nós,
haha) que alertam os usuários sobre os monstros que eles estão criando; um
futuro digno de distopias como "*V for Vendetta*" ou "*1984*" (*Big Brother
is watching you*).

Muitas empresas entregaram dados pra NSA, algumas involuntariamente, mas eu
não acredito em implementação de falha de maneira proposital para este fim.
Costumo manter o pé atrás com teorias conspiracionistas, entendo que há
chances de isso ser verdade (que eu considero baixas), mas nunca iria
afirmar com convicção. Eu não estou dizendo que é impossível que isso
exista, mas sim, que ainda não existe.

É isso, até mais!

--
Samuel Henrique O. P. [samueloph]