[CuritibaLivre] Olha só porque eu não uso Windows

Christian Lyra lyra em pop-pr.rnp.br
Terça Setembro 10 07:46:45 BRT 2013

caros,

> Muitas empresas entregaram dados pra NSA, algumas involuntariamente, mas
> eu não acredito em implementação de falha de maneira proposital para este
> fim.
> Costumo manter o pé atrás com teorias conspiracionistas, entendo que há
> chances de isso ser verdade (que eu considero baixas), mas nunca iria
> afirmar com convicção. Eu não estou dizendo que é impossível que isso
> exista, mas sim, que ainda não existe.

Eu tb sou um pouco "inocente" demais com relação a teorias da conspiração,
mas que muitas delas são possíveis, são :-). No caso específico da NSA, a
noticia é que desde 2000 eles vem trabalhando nos bastidores para
introduzir algumas "falhas" em sistemas operacionais, softwares de
criptografia e até mesmo hardware. Isso não quer dizer que a sua máquina já
vem invadida ou coisa do genero, isso seria óbvio demais e chamaria
atenção. Mas o que aconteceria se por exemplo o gerador de números
aleatórios do seu S.O. ou mesmo do processador for "previsivel"? Dai
trafego encriptado da sua máquina capturado em algum roteador (mesmo lá
fora) + o poder computacional da NSA e pronto... ja era sua criptografia.

Se o fabricante de software "colaborar" (i.e. microsoft) o negocio fica
ainda mais fácil! É bem possivel que a criptografia usada pelo navegador
seja boa o suficiente para te proteger do hacker/ladrão comum, mas sera que
o é para te proteger de um governo com todo o poder computacional e gente
que vários milhões de doláres podem comprar?

--
Christian Lyra
PoP-PR/RNP