[CuritibaLivre] Identidade visual

Joelson Gai joelsongai em gmail.com
Sexta Setembro 20 13:35:02 BRT 2013

Na minha opinião, se o designer é bom ele pode usar papel e caneta porque o
uso de software ou coisas a fins surgiu nos últimos 20 anos, e os mesmos
são usuários destas ferramentas profissionais, se existe um estudo e todo
um processo para se chegar ao logo, a ferramenta é só um detalhe se existe
o talento.

Fazendo uma comparação meio torta. Eu sou programador e a lógica é a mesma
e a criatividade é a mesma o que muda é a sintaxe, e não importa se é
python,php, java ou .NET etc... o importante é ter a lógica e saber
programar, eu comecei em php, aprendi java na faculdade, e agora estou indo
para o python que é muito show, e estou implantando um projeto python em
uma empresa dominada pela M$ e já comecei a mudar alguns conceitos. Eles
queriam em .NET ou ASP ai eu disse que web é python ou php mostrei os
projetos e empresas que usam o mesmo e consegui aprovação.

Se como no caso [1] do design de 20 anos que migrou para gimp e não perdeu
em nada em seu trabalho, qual o problema de uma empresa que está começando
ter um novo desavfio e um diferencial em seu portifólio e talvez até cortar
custos com isso e se tornar uma empresa melhor e mais dinâmica.

Ok em usar software fechado, mesmo que seja pirata?

Não somos um estado, empresa ou organização, somos pessoas que se reúnem em
torno de uma causa, e a nossa identidade se resume em divulgar e incentivar
o software livre na nossa região, não interessa se 99% das pessoas não sabe
o que é software livre não interessa o que as outras pessoas sabem o que
importa é fazermos nossa parte.

Para mim não é o logotipo ou símbolo que faz a empresa e sim a empresa que
deixa sua marca. Um símbolo bem feito ajuda bastante, mas sem trabalho e
sem as pessoas que fazem parte da empresa/organização/comunidade ele se
torna sem valor.

Não sou contra design, não sou contra pagar, mas acredito em princípios e
gosto de ser pratico, simples e direto. E ficaria muito feliz se o símbolo
desta comunidade fosse feito por um criativo designer que aceitasse o
desafio de utilizar SL neste trabalho.

Tem a lista de email do inkscape, e do gimp aqui no Brasil, que tal mandar
uma mensagem se teria algum designer interessado em desenvolver a nossa
identidade.

Não é porque é comum e normal certas situações que nós como comunidade
local de SL não podemos tentar quebrar paradigmas.

Não é contraditório uma empresa patrocinar nossa comunidade porque
incentivamos o SL e usamos este dinheiro para pagar outra empresa que não
usa SL.

[1]
http://2013.latinoware.org/2013/09/adeus-photoshop-ilustrador-relata-case-de-migracao-para-o-gimp/

*      Joelson Gai                  8505-0603
        Líder de Desenvolvimento e Infraestrutura.

**      <http://joovah.com>*

      GNU/Linux user: 508454

Em 20 de setembro de 2013 12:47, Gustavo <gustavo em logicus.com.br> escreveu:

> [...]
> projeto?
>
> Penso eu que ele pode estar na PUC. Pode estar em qualquer lugar. Pode
> estar até na Microsoft. Pra mim, o importante é que o software seja ou
> livre ou de código aberto, justamente porquê a urgência não está no logo,
> mas na didática da coisa. Já temos feito coisas interessantes e até mesmo
> grandes como o SFD. Porquê desanimaríamos com uma arte final para o grupo?
>

> att Gustavo
>
> Em 2013-09-20 12:31, fabianne balvedi escreveu:
>
>  com toda sinceridade, acredito que nossa identidade vai acabar

>>> necessário. Penso que isso tenha mais a ver com a identidade do grupo e