[CuritibaLivre] Identidade visual

fabianne balvedi fabs em estudiolivre.org
Sexta Setembro 20 21:07:06 BRT 2013

2013/9/20 Joelson Gai <joelsongai em gmail.com>:

> Nenhum momento foi excluído o designer, ou a criatividade.
>
> E se a experiência de utiliza-lo fosse horrível não teriam pessoas usando.
> Vede exemplo [1]

Joelson, você está citando apenas uma pessoa, e que ainda por cima usa
um dos softwares livres que considero um dos mais bem resolvidos até
hoje. Mas já que você colocou o Blender na conversa, deixa eu te
contar uma coisa: sabia que os DVDs dos projetos de filmes abertos da
Blender Foundation não foram autorados em SL? Sabia também que quem
compôs as trilhas sonoras também não usou software livre? Você vai
deixar de assistir aos filmes por causa disso?

sobre experiência de usuário, dá uma olhada nessa pesquisa acadêmica
que fiz com meus alunos:

http://wordpress.tv/2012/10/12/fabianne-balvedi-estudo-de-caso-do-site-da-bicicletada-de-curitiba/

o interessante é que na platéia havia muitos desenvolvedores e eles
mesmo disseram nunca terem parado pra pensar nesse ponto de vista do
desenvolvimento. então de boa, não estou de "achismos" não, ok? eu
tenho base para estes argumentos.

E perceba que em momento algum eu defendi pagar alguém pra fazer uma
identidade com software proprietário. Acho como você que não faz
sentido. Mas também acho que não tem como controlar todo processo.
Minha argumentação em relação à flexibilização foi em relação à
doações, a serviços oferecidos sem custo. Exigir uso de ferramentas
livres de alguém que está doando seu trampo para ajudar a comunidade é
que eu não acho certo.

.