[CuritibaLivre] Fórum em Defesa do Software Livre

Gustavo gustavo em logicus.com.br
Quinta Setembro 26 14:18:26 BRT 2013

Não acha que essa discussão da educação, no caso o Paraná Digital,
entra como ponto na mesa de situação do software livre no Paraná?

Concordo também que poderiam ter outras pessoas ligadas na mesa, isso
seria bacana. Mas seria interessante ter um coordenador nosso na mesa
pra não deixar a discussão voar demais. Se temos o Rodrigo por exemplo,
ainda que o tempo fosse mais restrito, ele já diria o que tem que ser
dito e ai abriria a palavra para alguem do DINF, porque ai a discussão
seria direcionada. Educação > software livre > situação no Paraná. Acho
que isso pode deixar a discussão mais direcionada, talvez possa dar um
resultado maior e até surgir algum insigth com relação.

Essa questão do direcionamento me preocupa, por isso sugeri tirar a
mesa de História do software livre. Nesse caso da luta em defesa do
software livre acho que devemos prezar mais os encaminhamentos. Uma
dúvida que eu tenho é: o que o Fórum pode deliberar? Vamos deliberar uma
campanha de luta? Com quais pontos? Daí que se formos direto nos
problemas em específico podemos ter encaminhamentos mais práticos e
assim organizarmos algo mais rapidamente.

Na verdade esse seria o sentido da mesa 2. Encaminhamento. Acho que a
mesa 1 seria mais uma mini atividade de formação mesmo, explicar a
filosofia do software livre para que se entenda que este não é vaidade
nerd, mas uma necessidade para qualquer ideia de democracia hoje.

Na mesa 1 uma pessoa que poderia compor a mesa contigo seria o João
Paulo. Essa discussão dele de articulação em rede é fundamental para
pontuar a questão da neutralidade. Ai podem ser pensadas questões até
mesmo como o marco regulatório. Eu sei que isso deixa tudo muito grande,
mas na verdade se tratarmos a coisa de forma sintetizada podemos mostrar
que um tema só envolve muitas questões e por isso não é luxo discutir
software livre.

Aliás, eu acho que isso deve ser uma coisa que os componentes da mesa
devam pensar de antemão: falas sintetizadas com fim de organização da
defesa do software livre. Seria interessante até que construíssemos os
pontos das mesas aqui pela lista. Não pra controlar a fala de ninguém,
mas pra organizar da melhor forma possível.

O que acha?

att Gustavo