[CuritibaLivre] Fórum em Defesa do Software Livre

Leandro Henrique Stein leandro.h.stein em gmail.com
Quinta Setembro 26 14:23:33 BRT 2013

Um ponto que deve ser lembrado é a questão da transparência [1] [2]. Que
tem lei específica com
as regras de divulgação das informações por parte das entidades do Poder
Público, sistemas em
código aberto facilitam em muito a aplicação.

E evita casos como em alguns estados onde o dado está disponível, mas você
precisa de um processo
burocrático complexo para obtenção. Para se ter uma ideia tem Assembleias
Legislativas que solicitam
a matrícula funcional para conseguir obter os dados de salário dos
funcionários, e se você solicita uma
listagem de funcionários com a matrícula funcional, informam que isso é
dado pessoal e não pode ser
disponibilizado "de acordo" com a Lei da Transparência. No Paraná você deve
saber o nome completo
do funcionário para obter a informação [3] além de informar seu CPF, tentem
descobrir o salário do
governado Beto Richa!.

Com software livre esse problema poderia ser sanado, sendo disponibilizada
uma versão em código aberto,
pelo SERPRO (por exemplo), que as instituições poderiam adaptar de acordo
com suas realidades, sem é
claro impor restrições ilegais para o acesso às informações. Como tantos
exemplos que encontramos no
Portal do Software Livre [4].

[1] http://www.portaldatransparencia.gov.br/sobre/Legislacao.asp
[2] http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/Lei/L12527.htm
[3]
http://www.portaldatransparencia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=5
[4] http://www.softwarelivre.gov.br

Leandro Henrique Stein
Analista de Informática
Claro: (41) 9935-9960
Skype: leandro.h.stein
Twitter: @leandrohstein

"Desculpar-se é um sinal de fraqueza. Exceto entre amigos" - Leroy Jethro
Gibbs