[CuritibaLivre] 2ª Etapa - Fórum Paranaense em Prol do Software Livre

Gustavo S. L. ghtp25 em gmail.com
Sábado Janeiro 31 15:08:40 BRST 2015

Estou pensando aqui que talvez seja interessante partir de um levantamento
de problemáticas antes da heurística do evento propriamente dita. Quando
realizamos a primeira etapa havia uma lista de questões que pontuávamos, e
até havia algum encaminhamento paralelo como aquela ação civil contra o
governo a priori encorporada (que se não me engano saiu como uma das
resoluções do Fórum o seu impulsionamento). Naquele momento havia, acho, um
conjunto de problemas que se tornaram praticamente em reivindicações do
Fórum. Daí que uma pergunta seria: quais os problemas-reivindicações de uma
segunda etapa? Na estratégia sim, há a questão da economia do Estado,
necessidade do Estado incentivar Software Livre, etc. Mas a lista de
problemas que conjunturariam a coisa poderia dar uma base maior para o
evento para que ele não fosse apenas uma atividade de um dia, mas pudesse
quiça se reverter em um movimento de pressão social. Algo como aquele texto
escrito em parceria com o Rodrigo na época mas que talvez ampliasse na
explicação mais afinada dos contras no uso de software proprietário por
exemplo, dialogando com outros movimentos, mas principalmente com a
população, já que até podemos acabar esbarrando em alguma direção
burocrática desse ou daquele movimento, sindicato, etc, fruto de disputas
política pela cooptação. Talvez construindo uma argumentação objetiva e ao
mesmo tempo entendível por aqueles que não tem contato com a temática de
software livre pudéssemos ganhar mais apoio e inserção para caminhar mais
ao resultado, adoção de software livre. Bom, apenas uma ideia.