[Flisol-br] Fwd: [PSL-Brasil] FLISOL 2015 sem Ubuntu

Rui ruiogawa em gmail.com
Quarta Março 11 17:37:30 BRT 2015

Situação delicada...

Eu SEMPRE me coloco na condição de quem está indo pela primeira vez ao
FLISOL, com o intuito de instalar software livre. Essa pessoa tem algum
amigo que usa Linux, eventualmente pode ser Ubuntu, Mint, Debian, Fedora,
etc. é MUITO provável que ela sequer saiba a diferença entre software livre
e software gratuito. Muitas vezes ela viu o camarada usando Linux e se deu
conta de que "não é só a tela preta", pelo contrário, é muito mais fácil e
prático do que ela imaginava. Ela também ouviu dizer que Linux não trava,
que não pega vírus, que não fragmenta disco, etc.

Essa pessoa não conhece as particularidades sobre as famílias das
distribuições, quem deriva de quem, se é mantida pela comunidade, se tem
uma empresa patrocinando. Nós, que já usamos software livre há anos,
sabemos disso. Onde quero chegar com isso? A chance dessa pessoa ter visto,
ter ouvido falar, ou até mesmo ter experimentado UBUNTU na máquina de
alguém, é muito grande. E é possível que ela tenha gostado, ou não, é
difícil saber. A questão é que se eu sou um instalador, ainda que eu
compreenda todas as questões inerentes à minha opção em não usar e não
gostar de Ubuntu, acho muito complicado negar instalar Ubuntu para ela,
caso ela o peça.

Acho mais complicado ainda, encarar isso sob a perspectiva de petição. É
como se todas as churrascarias assinassem uma petição para não servir mais
carnes de gado confinado, pois é muita crueldade. Minha sincera e humilde
opinião é que vai gerar um desgaste desnecessário para explicar para
aqueles que estão indo ao evento, que tomada não é focinho de porco. Quero
deixar claro que minha opinião é contra sobre o VETO á instalação de
Ubuntu. Acredito que dar PREFERÊNCIA à outra distribuição seja razoável,
mas PRETERIR outra não contribui, no meu ponto de vista, a ajudar o FLISOL
atingir seu principal objetivo, que é de INSTALAÇÃO de Software Livre. Com
o tempo, o próprio usuário irá amadurecer dentro da comunidade e
possivelmente fará sua própria escolha, decidindo que ama ou se odeia o
Ubuntu.

Rui Ogawa

Atenção! Caso haja documentos de escritório anexados neste e-mail, eles
poderão estar no formato ODF, um padrão aberto, gratuito e homologado pela
ISO e ABNT. Para abrir e editá-los, basta baixar e instalar o  Apache
OpenOffice.org em http://www.openoffice.org/download/

Seu sistema trava e pega vírus? O meu não. Use Debian, o Sistema
Operacional Universal! http://www.debian.org/ <http://www.ubuntu-br.org/>