[Flisol-br] Distribuições GNU 100% SL

Aurium aurium em colivre.coop.br
Sábado Março 21 10:42:16 BRT 2015

On 21-03-2015 08:25, Barbara Tostes wrote:
> Essa fala dele é de 2013, quando descobriram que a Canonical estava
> pegando dados dos usuários. Foi falado na imprensa que a empresa TIROU
> o tal spyware. Tirou mesmo? Resolveu o problema? Se resolveu, essa
> fala fica antiga, tem que ter uma fala dele mais atual sobre o assunto.

Eu acredito que foi retirado, depois do fuzuê que gerou. Ao menos o
pacote unity-lens-shopping não existe mais. Mas isso não significa muita
coisa. Pacotes são apenas a forma mais adequada de instalar software,
não a única.

Pelos motivos que descrevi no comentário do seu blog, não podemos nunca
afirmar que o Ubuntu está sem spyware. Até mesmo os blobs e os drivers
proprietários no kernel podem estar te espionando ou podem ser backdors
para a NSA ou CIA ou alguma agencia mother fucker dos EUA (/a não ser
que a Canonical decida se "vender" para a China depois desse boom
econômico/), assim como vez por outra se aponta no Windows. (/no Mac
deve ser pior/)

Software Livre se faz em comunidade. As empresas podem e devem fazer
negócios com SL, mas quando o software é produto exclusivamente de uma
empresa, você não pode esperar que o interesse da sociedade venha na
frente e a busca pelo lucro caga tudo por onde passa, infelizmente.

Não sou funcionário público, sou empreendedor. Vez por outra aparece
oportunidade de ganhar mais torcendo um tanto a ética. Quer garantir sua
liberdade? Não confie em empresas. Não permita que uma empresa te
ofereça a solução criada por ela. Apenas contrate empresas para _o fim
que *você* decidiu_. Da forma como evolui o mundo do software, as EULAs
e a vigilância estatal chegaremos no estado descrito por Orwell em 1984
<https://pt.wikipedia.org/wiki/Nineteen_Eighty-Four> pela via do
capitalismo.

Desconfie. (/principalmente de quem acha que está tudo bem esconder/)