[Flisol-br] Fwd: [PSL-Brasil] FLISOL 2015 sem Ubuntu

Sábado Março 21 12:45:14 BRT 2015

Pessoal

Vou reproduzir o que eu disse a pouco na thread: FLISOL e Ubuntu: fim da
discussão na lista, início do debate nacional

O tema é relevante, mas deveras delicado. Tenho certeza que não haverá um
consenso geral, e ficaremos na eterna retórica, cada vez iniciando mais
threads sobre o assunto, sendo que estamos praticamente há um mês do
evento. Eu mesmo tentei sem sucesso mediar a questão, mas levei porrada dos
dois lados, tanto dos que defendem a não utilização do Ubuntu, como dos que
defendem a sua utilização. Resolvi não alimentar a discussão que está se
tornando demasiadamente acalorada, pois acreito que aqui não chegará a
lugar algum.

Em breve eu (e possivelmente a ASL também), nos pronunciaremos oficialmente
em carta aberta sobre o assunto. Isso com certeza resultará em um debate
acalorado, porem muito pertinente e saudável. Ao mesmo tempo que a
discussão será expandida para toda comunidade de Software Livre brasileira,
pretendo transporta-la naturalmente para outros canais que não seja aqui a
lista do FLISOL Brasil. Precisamos nos focar nos trabalhos para fazermos um
grande evento esse ano, para isso precisamos deixar diferenças de opiniões
pontuais e nos unirmos pela causar comum, que é a realização de um
excelente FLISOL e a expansão do uso do Software Livre.

De forma bem simples e direta, minha posição sobre o assunto é o seguinte:

Aqui no FLISOL São Paulo não ofereceremos instalação de Ubuntu para os
visitantes do FLISOL, pelos motivos já discutidos exaustivamente aqui na
lista. Eu recomendo que as outras organizações façam o mesmo, mas deixando
bem claro que essa é apenas uma RECOMENDAÇÃO do coordenador nacional!
Nenhuma coordenação será punida ou algo semelhante caso não siga essa
recomendação, pois não existe nenhuma orientação oficial da organização
Latina-americana sobre o assunto.

Mais uma vez, peço que voltemos a focar nos temas e trabalhos para a
realização do FLISOL, e continuemos esse debate em outros canais de
discussão assim que for iniciada a repercussão dessa carta aberta.

Espero contar com a colaboração de todos, principalmente para que os
novatos não se sintam desmotivados em realizar o FLISOL pela primeira vez,
pois tenho certeza que sempre será muito gratificante realizar o FLISOL e
fazer parte dessa comunidade!

Muito obrigado à todos!

Abraços