[Flisol-br] Dúvida

Adonay Felipe Nogueira adfeno em openmailbox.org
Quinta Março 10 16:22:48 BRT 2016

Contribuindo um pouco com o que o Paulo Henrique Santana disse, é
importante que o projeto feito pelo teu colega possa ser "preparado"
para ser usado em pelo menos uma das distribuições de sistemas livres
(tais como: Trisquel, Parabola, GuixSD, e por ai vai), pelo menos para
uma delas já é suficiente.

Antigamente, lá por volta de 2000-e-alguma-coisa, não existia software
livre capaz de entender a linguagem Java, e isso gerou a necessidade de
se escrever um artigo chamado "Free but Shackled - The Java Trap"[1]
(notem que este artigo é antigo, e ele tem um nome similar ao do artigo
*ainda* em vigor "The JavaScript Trap"[2]).

Sem entrar muito nos detalhes da programação (pois eu não sou um
programador), lembro-me de um colega nosso que me disse que: apesar de
naquele período existirem softwares sob uma licença de software livre
que eram capaz de entender/executar os programas escritos em Java, eles
dependiam de um dado funcional que só podia ser encontrado nos sistemas
não livres (tais como Windows, ReactOS, Ubuntu, Fedora, Mint, etc.).
Hoje, graças aos projetos OpenJDK e IcedTea, as distribuições de
sistemas livres são capazes de executar/entender programas escritos em
Java.

O artigo "Free but Shackled - The Java Trap" foi usado em uma publicação
recente minha[3], para explicar justamente o motivo pelo qual o Free
Software Directory reprova softwares "livres" (se é que podemos
chamá-los assim) feitos exclusivamente para sistemas operacionais não
livres

Além disso, não acho obrigatório que o Windows do palestrante seja
original, ademais, de qualquer forma, sendo original ou não, ele segue
sendo uma vítima passiva de um problema mais que somente moral, mas sim
ético, o qual já descrevi aqui[4].

REFERÊNCIAS

[1] https://www.gnu.org/software/java

[2] https://www.gnu.org/philosophy/javascript-trap.html