[GIMP-BR] Dúvida sobre exportação CMYK

Wagner De Queiroz wagnerdequeiroz em gmail.com
Sexta Agosto 23 12:42:35 BRT 2013

Boa tarde a todos da lista Gimp-BR,

Eu sou um profissional que vive somente no Linux para tudo e uma coisa que
anda me incomodando muito é o suporte ao CMYK,

Entre alguma de minhas atribuições, esta na publicação de impressos
diversos, seja, cartões de visita, folhetos, anúncios em revista e assim
vai.

Um problema sério que ando encontrando é quando envio anuncio para revista
que pede em CMYK, meu problema começa pq eu crio o anuncio no inkscape e
depois faço alguns retoques no gimp e sou obrigado a encontrar uma máquina
com Windows apenas para abrir o Arquivo do anuncio e transforma-lo em CMYK
para enviar como TIFF ou PNG para a gráfica.

Para resumir a história. Já virei o google de cabeça para baixo e testei
varias soluções sem sucesso, não sou muito partidário do Scribus pq ele e
eu costumamos a criar contenda sem motivo, embora nao tenha achado alguem
macho o suficiente para emprestar algumas horas para me guiar no workflow
do scribus, contudo minhas perguntas são?

Alguém da lista desenvolve no gimp arte para publicação com saída CMYK pelo
linux, sem depender de ferramentas fechadas? Se sim, eu gostaria muito de
saber como resolveu o mistério!

Alguém da lista consegue trabalhar com CMYK no linux sem depender de
ferramentas fechadas do Windows? Se sim, como consegue!

Apesar do pessoal da lista de inkscape odiar ouvir a sigla CMYK na lista
deles, amo muito o inkscape, apesar de estar usando o gimp para finalizar a
arte que vai sair, pois tem algumas curvas que insistem em sair estranhas
na exportação do png (principalmente quando estão com efeito de desfoque e
degradês de vários passos que o scribus insiste em não importar).

Não sou um cara muito safo no gimp, embora esteja me virando bem com  o que
eu sei... Links de soluções interessantes são bem vindos.

--
Wagner de Queiroz
Be free with Linux