[GIMP-BR] Off - Troca de Informações na Área Textil (Serigrafia)

Joao S. O. Bueno jsbueno em python.org.br
Sexta Fevereiro 28 11:39:45 BRT 2014

> [...]
> não tenha. "A necessidade faz o monge!" e o mundo Open Source se evolui
> nisso estando sempre a frente.
>
> Quanto a separar os canais me apresentei ao "Cores/Componentes/Decompor",
> mas como preparo eles para cromia? No windows eu teria que jogar essas
> informações em outro programa...
>
> Outra coisa é estar separando a arte por cores, como se fosse o rasterizar
> no Inkscape, limitando a quantidades de cores e separando-as em camada.
> Isso é possível no Gimp?
>
> Desde já eu agradeço a atenção e espaço na caixa de e-mail de vocês.

Oi Douglas -

Para a separação de cores em CMYK para o processo Offset,
você tem um alto nívle de complexidade, para tentar manter as cores
vistas na tela
como as vistas no papel. ENtão há a necessidade de se entender questões de
gerenciamento de perfis de cores, calibração de monitor - e
 no caso, para o GIMP, o caminho seria instalar o plugin "separate +"
que é distribuido
separadamente. Esse plug-in gera um TIFF CMYK esxportado que pode ser
aceito por gráficas que pedem
material nesse formato de cores, e pode lidar com questões de perfil de cores.

O seu caso no entanto, me parece diferente: você já é o usuário final
que vai dar a saída
para as matrizes de cada uma das cores. Provavelmente (me corrija se
eu estiver errado),
a questão de cores na tela baterem exatamente com as cores
serigrafadas não seja tão importante -
muita coisa depende mais de outras regulagems (espessura e aderência
das tintas, super/sub exposição
das telas serigráfica ) e as cores finais são muito mais "artesanais"
- dependendo de quem faz
esses ajustes e a aplicação final, do que em processo gráfico de offset moderno.

Bom, para o seu caso, eu acho que o GIMP pode ser um programa bem
legal - como está, sem precisar
de mais nada!

A chave é justamente o processo de compor em cores que você já achou -
o Cores/Componentes/Decompor aí. (Você terá que criar as marcas de
registro manualmente, com a ferramenta "lápis" - mas eu tinha ums
cript pra isso há muito tempo atrás- acho ele se você for precisar).

Depois de decompor, você pode aplicar em cada camada o filtro
fitros/distorções/retículado para criar o reticulado exatamente com a
forma e resolução que você precisa para o seu processo. Infelizmente,
o  filtro de retículado é distribuido com o GIMP mais como um filtro
de "brincadeira" para efeitos especiais - então se você aplicar o
retiículado, mesmo com a opção de CMYK na imagem original, antes de
decompor as cores, ele junta todas as retículas na mesma imagem - uma
"pré-visualização" do resultado final, mas inputil para imprimir as
matrizes. Mas fazendo a separação dos componentes previamente, você
pode aplicar o retículado no modo CMYK em cada canal, preocupando-se
somente com a componente "K" -

Veja se isso ajuda você a começar - qualquer coisa escreva aí!

Em que cidade você está?

 js
-><-