[GIMP-BR] Off - Troca de Informações na Área Textil (Serigrafia)

Weder Clay wederclay em gmail.com
Domingo Março 2 20:30:31 BRT 2014


Depois de tudo pronto, podemos usar o separate para exportar um tiff
cmyk, abrir no scribus e imprimir os negativos. Estou viajando e
usando um celular antigo, hehe. Fica difícil digitar... Mas o mozart
tem razão, podemos iniciar uma discussão sobre o tema.

Em 02/03/14, Mozart Couto<mozartcouto em gmail.com> escreveu:
> Douglas, concordo com você quando diz que a lista estava meio parada. É uma
> pena! E volto a insistir nesse tema dos perfis de cores para usar como
>  base, tanto para trabalhos para vídeo como para conversão CMYK posterior e
> impressão OffSet. As últimas informações que tenho é que usar o perfil
> "sRGB" e o modo de "tela com gerenciamento de cores" ativado, claro, no
> Gerenciador de Cores do GIMP é sempre adequado porque, pelo menos se tem um
> perfil "mais usual" RGB, uma base de dados, de onde outros programas ( no
> caso, no mundo Livre, seria o Scribus uma grande indicação em se tratando
> de trabalho de preparação dos arquivos para impressão em Off Set - livros,
> revistas em geral) partirão na hora de converter para CMYK. Gostaria de
> saber a opinião das pessoas aqui da lista sobre se o sRGB seria mesmo o
> mais indicado a usar. Até agora, tenho percebido que seria esse, mas ainda
> estou precisando de mais confirmações.
> Depois, gostaria, se possível, que discutíssemos mais sobre os outros
> campos de configurações do Gerenciador de Cores do GIMP. Há muito o que
> explorar e aprender ali. Embora na minha experiência pessoal eu tenha
> sempre trabalhado sem perfil nenhum e, nas editoras ( eu trabalho com as
> maiores editoras de livros didáticos do Brasil, como Saraiva, FTD e outras)
> as equipes que preparam os livros resolvam tudo e a impressão sempre sai
> muito, mas muito próxima do que eu vejo no meu monitor, ainda acho que é
> importante destrincharmos o Gerenciador e também o Separate+ e seus
> resultados práticos para que essa questão de SL e impressão CMYK fique
> muito clara e que essas informações atendam a todos que se interessarem.
> Obrigado.
> Weder: Gostei muito do video! Acho que vídeos demonstrativos são muito
> importantes para esses casos de artes visuais.
>
>
> Em 2 de março de 2014 04:35, Douglas Fiedler <dognew em gmail.com> escreveu:
>
>> Uau! Para uma lista que ultimamente estava tão parada, fico contente que
>> uma faísca acendeu uma fogueira e tanto.
>>
>> Gostaria que meus antigos alunos vissem tudo isso... sempre enchi o saco
>> deles com padrões de cores. Iriam rir um bocado!
>>
>> Sinceramente quando mencionaram lpi fiquei pensando o que a Certificação
>> Linux tinha haver com isso... rs
>>
>> Cheguei até a pesquisar para ter certeza do que se tratava... realmente
>> eu
>> iria ficar viajando, fato que faria meus alunos rirem. Meu conhecimento
>> sempre foi mais aplicado em determinadas áreas e apesar de explicar
>> meio-tom e padrões nunca me foi útil. E vejam só como o mundo dá voltas!
>>
>> Com isso aprendi sobre o padrão *moiré* e pude entender de que raios de
>> lugar o Weder estava buscando valores distintos para os ângulos no vídeo.
>> Como tinha assistido o vídeo primeiro, esse fato tinha me chamado muito a
>> atenção, "como o Weder sabia que valores exatos colocar em relação a cada
>> cor?", essa foi a pergunta que me fiz enquanto assistia o vídeo.
>>
>>
>> Portanto... Parabéns pelo vídeo Weder! Foi de grande ajuda visual. E
>> Parabéns João por seus conhecimentos!
>>
>>
>> Bem, não precisei instalar o separate pois meu Gimp já tinha... só não
>> sei
>> se ele é o separate+. Tem como eu distinguir isso? A janela é igual do
>> vídeo...
>>
>> Aproveitei e instalei o icc-profile e também instalei os perfis da
>> Adobe<
>> ftp://ftp.adobe.com/pub/adobe/iccprofiles/win/AdobeICCProfilesCS4Win_end-user.zip
>> >que
>> encontrei nesse
>> tutorial<
>> http://www.graficalivre.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=19%3Ainstalar-perfis-icc-no-linux-mac-e-windows&catid=20%3Aconfiguracao&Itemid=1
>> >.
>> Podia tê-los apenas copiado pra pasta /home/<user>/.local/share/icc porém
>> preferi dar duplo-clique e usar o instalador de perfil que nem sabia que
>> possuía.
>>
>> Também fiquei perdidinho com esta história de perfis de cores. Como
>> sempre
>> trabalhei mais com RGB padrão nunca me aprofundei muito e ficar definindo
>> e
>> calibrando determinados perfis ao monitor ou mesmo utilizando alguma
>> ferramenta que verificasse isso. Nunca precisei fazer algum trabalho que
>> exigisse tamanha precisão devido o nível de clientes que sempre atendi.
>> Então se puderem esclarecer a dúvida do Mozart, acabarão esclarecendo as
>> minhas também.
>>
>> Deixe-me esclarecer bem no que estarei aplicando tudo isso... é em
>> estamparia de uniformes. Então duvido que irei usar muito cromia,
>> normalmente será separação de cores. Será tudo serviços rápidos e ganhos
>> pequenos por peça, coisa de menos de R$ 5,00/peça. Não faço ideia de
>> valores de mercado nessa área, então não sei se o valor é digno ou não.
>> Estarei trabalhando com base d'água...
>>
>> Nunca trabalhei com o ghostscript diretamente... vi muitos comentários
>> sobre o seu uso... tenho até ele instalado... devo já tê-lo utilizado
>> muitas vezes de forma indireta através de algum programa... mas nunca por
>> terminal.
>>
>> De qqr forma eu já perguntei sobre cromia aqui, pois como eu já tinha
>> conversado com alguém e ela disse que abria a imagem no Photoshop,
>> imprimia
>> os canais e depois escaneava pra um outro programa que fazia as retículas
>> pra aí sim imprimir as folhas que iria pra caixa de luz.... é claro que
>> tirando a falta de conhecimento da pessoa que já não resolvia diretamente
>> tudo pelo Photoshop, eu queria fazer tudo isso pelo Gimp e trocar
>> informações e experiência com os gênios daqui da lista.
>>
>> Agora eu pergunto... vocês demonstraram uma perícia e tal, mas, João e
>> Weder, vocês trabalham ou trabalharam com serigrafia? Estamparia em
>> tecido
>> mesmo?
>>
>> Estou perguntando pois tenho alguma dúvidas em relação a equipamento
>> também.
>>
>> Existem dois tipos de "bercinhos" (Impressora Textil Manual), Mesa
>> plana<http://www.dognew.com.br/hdonline/sksg_maq_mesalinear_01.jpg>e
>> Carroussel<
>> http://www.dognew.com.br/hdonline/Carousel_Textile_Manual_Printer.jpg>...
>> aí vai as perguntas:
>>
>> - Qual é a melhor? A do tipo Plana ou Carroussel?
>>
>> - Qual seria melhor investir no começo?
>>
>> - Conhecem alguma empresa especializada nesses tipos de equipamentos?
>>
>> Estou muito interessado na do tipo Carroussel (vide link acima). Achei
>> muito prática. Não precisa ficar saindo do lugar, ocupa menos espaço...
>> porém só possui dois "berços". Daí que me surge a dúvida... o seria mais
>> vantajoso? Ter mais berços ou o sistema carroussel?
>>
>> Estive pensando em adquirir usado, pois assim eu baixaria bem os custos
>> inicias de investimento. Mas depois de muita pesquisa na internet, acabei
>> projetando um combinando mesa plana com carroussel podendo chegar a oito
>> cores. Já até rascunhei. Só preciso definir os materiais e terminar de
>> desenhar os esquemas para entrar em contato com um serralheiro e ter
>> noção
>> dos custos. Do jeito que estou projetando a mão de obra do serralheiro
>> será
>> baixa...
>>
>> Mais uma vez agradeço a lista pela ajuda e paciência pelo Off.
>>
>>
>> Em 1 de março de 2014 10:59, Joao S. O. Bueno <jsbueno em python.org.br
>> >escreveu:
>>
>> > Oi Weder - eu vi sim -
>> >
>> > ficou legal o vídeo!Parabéns por ter tomado a iniciativa tão rápido e
>> > já ter feito o vídeo.
>> >
>> >
>> >   js
>> >  -><-
>> >
>> > 2014-02-28 21:52 GMT-03:00 Weder Clay <wederclay em gmail.com>:
>> > > Poxa, João. Realmente, eu não me atentei aos recursos desse filtro.
>> > > E,
>> > como
>> > > você falou, ele terá maior controle de cada tela.
>> > >
>> > > Eu fiz um teste, seguindo as suas dicas, mas usei o Separate+ e
>> marquei a
>> > > opção "Make CMYK pseudo-composite", assim ele gera um arquivo com
>> quatro
>> > > camadas, cada uma com uma cor CMYK com uma máscara aplicada, assim
>> > > você
>> > tem
>> > > uma ideia de como será o resultado final.
>> > >
>> > > Se não se importa, fiz um vídeo mostrando o processo. Mencionei seu
>> nome.
>> > >
>> > > https://www.youtube.com/watch?v=SxD1YmR1R2g
>> > >
>> > >
>> > >
>> > >
>> > > Em 28 de fevereiro de 2014 19:04, Joao S. O. Bueno
>> > > <jsbueno em python.org.br>escreveu:
>> > >
>> > >> 2014-02-28 15:52 GMT-03:00 Weder Clay <wederclay em gmail.com>:
>> > >> > Decompor o arquivo e reticular cada tela de cor CMYK não vai dar
>> > certo,
>> > >> > pois cada cor deve ter um ângulo na hora de gerar o aquivo final
>> para
>> > >> que o
>> > >> > resultado tenha um bom aspecto final. No caso do Silk screen, além
>> da
>> > >> > separação das cores em telas C-M-Y-K, você tem que ter a
>> > possibilidade de
>> > >> > controlar o tamanho dos pontos da retíuola, que devem ser bem
>> maiores
>> > >> que o
>> > >> > de uma impressão off-set, caso contrário não conseguirá revelar a
>> > tela.
>> > >>
>> > >> Eu estou ciente dessas necessidades, e mantenho minha sugestão: se
>> > >> você olhar o plug-in de
>> > >>  reticulado do GIMP, você pode controlar o ânguloe, o tamanho e a
>> > >> forma da retícula para cada plano.
>> > >>
>> > >> >
>> > >> > No seu caso acho que o Ghostscript tem essa opção de gerar canais
>> CMYK
>> > >> com
>> > >> > controle de pontos, pelo que encontrei na net, o comando é
>> > >> -dDITHERPPI=150
>> > >> > (valor de exemplo). Eu ainda não testei, pois estou sem tempo
>> > >> > agora,
>> > mas
>> > >> > creio que o melhor caminho seja esse.
>> > >>
>> > >> Ainda acho que o filtro do GIMP vai ser mais interessante de usar
>> > >> que
>> > >> o ghostscript -
>> > >> principalmente por há aopão de ver a retícula visualmente e até
>> > >> retocar a mesma com as proópiras ferramentas do GIMP (filtros de
>> > >> erodir e dilatar, ferramenta de lápis, etc..., remover manualmente
>> > >> uma
>> > >> cor que tenha "vazado" para um canto em que não deveria estar: por
>> > >> exemplo - você tem um objeto que acha que vai ser magenta puro -
>> > >> decompõe, e um pouco desse objeto fica no canal Ciano - se estiver
>> > >> por
>> > >> dentro do GIMP é só ir nacaada de Ciano e apagar manualmente  a
>> > >> informação de lá - e pronto, não vai aplicar tinta ciano onde não
>> > >> queria.
>> > >>
>> > >> Mais ainda, como a retícula fica sendo "parte da imagem", é até
>> > >> possível criar transições entre estilos da retícula
>> > >> em áreas distintas da imagem, para fins artísticos - algo que não
>> > >> seria possível em nenhum sistema que aplique
>> > >> a retícula automaticamente.
>> > >>
>> > >>
>> > >>
>> > >> >
>> > >> > Procure por LPI, linescreen... o segredo é controlar o LPI para
>> > alterar o
>> > >> > resultado da retícula e, consequentemente resultar em pontos
>> > >> > maiores
>> > que
>> > >> > possam se revelados na tela.
>> > >>
>> > >> Sim - eu assumi que o Douglas sabia sobre LPI -  você pode
>> > >> controla-las pelo plug-in de reticula do GIMP, como
>> > >> eu já disse. Se nao souber, precisa ler sobre elas de qualquer
>> > >> forma.
>> > >>
>> > >>
>> > >> >
>> > >> >
>> > >> > Eu consegui converter um arquivo com LPI mais baixo com o comando:
>> gs
>> > >> > -dNOPAUSE -dBATCH -sDEVICE=ps2write -sProcessColorModel=DeviceCMYK
>> > >> > -dDITHERPPI=30 -sOutputFile=convertido.tiff Documento-1.ps
>> > >> > Mas não pude imprimir para testar o resultado.
>> > >> >
>> > >> > Processo: criei um arquivo no Scribus (pode ser uma imagem
>> importada)
>> > -
>> > >> > imprimi um arquivo PS com separação de cores - converti o PS com o
>> > >> comando
>> > >> > acima.
>> > >> >
>> > >> > Desculpe não te dar uma solução final, mas pelo que conheço de
>> > revelação
>> > >> de
>> > >> > tela e do pouco que encontrei na net, o caminho é esse.
>> > >> > Eu fazia muito isso na época que eu ainda trabalhava com o Corel
>> Draw.
>> > >> > Tínhamos uma impressora HP laser com postscrit e bastava reduzir o
>> LPI
>> > >> para
>> > >> > ela imprimir com retículas bem grandes.
>> > >>
>> > >> O ghostscript é bem legal e é uma ferrramenta que já usei bastante.
>> > >> De repente, se o Douglas não precisar da parte de verificação e
>> > >> retoques manuais na retícula, fica realmente sendo um caminho mais
>> > >> rápido - já que ele
>> > >> cria o reticulado dos 4 planos de cor de uma vez.
>> > >>
>> > >> Aproveitando o ensejo: fazendo pleo GIMP, você pode até usar o
>> > >> recurso
>> > >> de canais para
>> > >> gerenciar "spot colors" -com o mesmo principio. Crie um novo "canal"
>> > >> na imagem, para representar uma tinta especial além do CMYK que você
>> > >> vá usar no procesos, como verniz ou tinta fluorescente,  e use a
>> > >> retícula no canal.
>> > >>
>> > >>
>> > >>   js
>> > >>  -><-
>> > >>
>> > >>
>> > >>
>> > >> >
>> > >> >
>> > >> > Em 28 de fevereiro de 2014 11:39, Wagner De Queiroz <
>> > >> > wagnerdequeiroz em gmail.com> escreveu:
>> > >> >
>> > >> >> Bom dia Douglas, venho acompanhando seus emails nas listas por
>> > >> >> ai,
>> > >> >>
>> > >> >> Primeiro, diga qual é a sua plataforma atual Windows ou linux (se
>> > linux
>> > >> >> qual distro)
>> > >> >>
>> > >> >> Segundo, Para o gimp, existe um plugin chamado Separate
>> > >> >>
>> > >> >> http://www.blackfiveservices.co.uk/separate.shtml
>> > >> >> http://registry.gimp.org/node/471
>> > >> >>
>> > >> >> Ele separa os canais CMYK para voce entre outras conversoes.
>> Funciona
>> > >> para
>> > >> >> Windows e Linux.  Até onde sei o segundo link só funciona em tese
>> no
>> > >> >> windows.
>> > >> >>
>> > >> >> Uma outra opcao é usar o Krita para converter
>> > >> >>
>> > >> >>
>> > >> >>
>> > >> >> Em 28 de fevereiro de 2014 11:10, Douglas Fiedler <
>> dognew em gmail.com
>> > >> >> >escreveu:
>> > >> >>
>> > >> >> > Olá, Amigos.
>> > >> >> >
>> > >> >> > Mais uma vez estou caindo de paraquedas numa nova Área. rsrs
>> > >> >> >
>> > >> >> > Parei de lecionar para filtrar, centralizar e utilizar meus
>> > >> conhecimentos
>> > >> >> > de forma prática...
>> > >> >> >
>> > >> >> > ... portanto...
>> > >> >> >
>> > >> >> > ... estou costurando! kkk
>> > >> >> >
>> > >> >> > Parece hilário trocar teclado por pedais e linha, mas é uma
>> > realidade.
>> > >> >> >
>> > >> >> > De certa forma está tudo relacionado. Minha esposa é costureira
>> > ativa
>> > >> e
>> > >> >> eu
>> > >> >> > já estava prestando serviços para uma confecção fazendo
>> > >> >> > matrizes
>> de
>> > >> >> bordado
>> > >> >> > e suporte em TI. E essa mesma empresa quer que eu me
>> responsabilize
>> > >> pela
>> > >> >> > serigrafia, será minha investidora. Então tudo foi se amarrando
>> > >> >> > e
>> > >> isso é
>> > >> >> > ótimo.
>> > >> >> >
>> > >> >> > Agora que já conheceram um pouco da minha história... vamos ao
>> > motivo
>> > >> de
>> > >> >> eu
>> > >> >> > entrar em contato com vocês.
>> > >> >> >
>> > >> >> > Como aqui na lista tem pessoas de diversas áreas... teria
>> > >> >> > alguém
>> > que
>> > >> tem
>> > >> >> > conhecimentos em serigrafia pra trocarmos informações desde
>> > softwares,
>> > >> >> > técnicas e equipamentos?
>> > >> >> >
>> > >> >> > Minhas dúvidas no momento é como posso estar utilizando o Gimp
>> para
>> > >> >> separar
>> > >> >> > os canais (Ciano, Magenta, Yellow e Black) e aplicando a
>> > >> >> > técnica
>> de
>> > >> >> cromia.
>> > >> >> > Não sei se há algum filtro ou script que faça isso no Gimp, mas
>> > duvido
>> > >> >> que
>> > >> >> > não tenha. "A necessidade faz o monge!" e o mundo Open Source
>> > >> >> > se
>> > >> evolui
>> > >> >> > nisso estando sempre a frente.
>> > >> >> >
>> > >> >> > Quanto a separar os canais me apresentei ao
>> > >> "Cores/Componentes/Decompor",
>> > >> >> > mas como preparo eles para cromia? No windows eu teria que
>> > >> >> > jogar
>> > essas
>> > >> >> > informações em outro programa...
>> > >> >> >
>> > >> >> > Outra coisa é estar separando a arte por cores, como se fosse o
>> > >> >> rasterizar
>> > >> >> > no Inkscape, limitando a quantidades de cores e separando-as em
>> > >> camada.
>> > >> >> > Isso é possível no Gimp?
>> > >> >> >
>> > >> >> > Desde já eu agradeço a atenção e espaço na caixa de e-mail de
>> > vocês.
>> > >> >> >
>> > >> >> > Att.
>> > >> >> >
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